top of page

7 formas do uso da coenzima Q10 para o seu paciente

Atualizado: 7 de dez. de 2022


A coenzima Q10 é um dos suplementos mais prescritos no qual, no qual dispõe de inúmeras aplicabilidades ao ser humano. Para você entender mais, é também conhecida como Ubiquinona, sendo um composto lipossolúvel de benzoquinona semelhante à uma vitamina, que é endogenamente sintetizada a partir da tirosina no corpo humano. Ademais, o Ubiquinol, na qual é a forma totalmente reduzida de CoQ10, é um bom antioxidante lipofílico, capaz de neutralizar radicais livres e regenerar a forma reduzida de vitamina E.


Também, a CoQ10 ganha destaque porque pode inibir a peroxidação lipídica em membranas biológicas e proteger as proteínas mitocondriais e o DNA do dano oxidativo. Por sinal, é o único antioxidante lipofílico que pode ser sintetizado de novo pelas células e que possui mecanismos para regenerar sua forma reduzida.

A respeito de sua aplicabilidade, destacamos 7 aplicabilidades nas quais vamos citar para você abaixo, pois através destas ações, pode proporcionar benefícios a qualidade de vida do seu paciente:


  • Aumento da eficiência do transporte de elétrons na mitocôndria

  • Pode assim melhorar a respiração mitocondrial, e por consequência, a eficiência energética.

  • Capacidade de reciclagem das vitaminas C e E

  • Vitaminas que são muito importantes no metabolismo humano, principalmente por seu potencial antioxidante.

  • Contenção da produção excessiva de radicais livres

  • A produção excessiva dos radicais livres, ou seja, o estresse oxidativo, é um dos principais responsáveis inclusive pela morte celular.

  • Auxílio a integridade mitocondrial

  • Conhecida como nossa "usina energética", a mitocôndria é fundamental para a vida do ser humano

  • Auxílio a integridade da membrana plasmática

  • Com a membrana plasmática mais íntegra, as células conseguem desempenhar sua função da melhor maneira.

  • Pode funcionar como antioxidante de modo a que aumenta a qualidade dos ovócitos

  • Contribui assim para a fertilidade

  • Redução dos sintomas da enxaqueca

  • Sintoma muito comum em uma série de condições, a coenzima Q10 também pode contribuir neste caso.


Portanto, você pode perceber que a coenzima Q10 possui forte ligação com a mitocôndria, porque é fortemente ligada à membrana mitocondrial interna e participa da cadeia de transporte de elétrons e fosforilação, na qual desempenha um papel essencial na síntese de energia celular na forma de ATP. Por esta razão, encontra-se em maior concentração em tecidos com alta atividade metabólica, como coração, rim, fígado e músculo.

No entanto, diferentes fatores, como genética, envelhecimento e tratamento com estatinas, podem diminuir suas concentrações fisiológicas, além de que deficiências de CoQ10, também foram relatados para condições em que o estresse oxidativo desempenha um papel significativo, como distúrbios neurodegenerativos, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Desse modo, a partir destas 7 funções e dos demais papéis que pode desempenhar, a coenzima Q10 postula-se como um grande nutracêutico ao ser humano.


Referências Bibliográficas

ARENAS‐JAL, Marta; SUÑÉ‐NEGRE, J. M.; GARCÍA‐MONTOYA, Encarna. Coenzyme Q10 supplementation: efficacy, safety, and formulation challenges. Comprehensive Reviews In Food Science And Food Safety, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 574-594, 19 fev. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/1541-4337.12539.


216 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page