A coenzima Q10 é um dos suplementos mais prescritos no qual, no qual dispõe de inúmeras aplicabilidades ao ser humano. Para você entender mais, é também conhecida como Ubiquinona, sendo um composto lipossolúvel de benzoquinona semelhante à uma vitamina, que é endogenamente sintetizada a partir da tirosina no corpo humano. Ademais, o Ubiquinol, na qual é a forma totalmente reduzida de CoQ10, é um bom antioxidante lipofílico, capaz de neutralizar radicais livres e regenerar a forma reduzida de vitamina E.
Também, a CoQ10 ganha destaque porque pode inibir a peroxidação lipídica em membranas biológicas e proteger as proteínas mitocondriais e o DNA do dano oxidativo. Por sinal, é o único antioxidante lipofílico que pode ser sintetizado de novo pelas células e que possui mecanismos para regenerar sua forma reduzida.
A respeito de sua aplicabilidade, destacamos 7 aplicabilidades nas quais vamos citar para você abaixo, pois através destas ações, pode proporcionar benefícios a qualidade de vida do seu paciente:
Aumento da eficiência do transporte de elétrons na mitocôndria
Pode assim melhorar a respiração mitocondrial, e por consequência, a eficiência energética.
Capacidade de reciclagem das vitaminas C e E
Vitaminas que são muito importantes no metabolismo humano, principalmente por seu potencial antioxidante.
Contenção da produção excessiva de radicais livres
A produção excessiva dos radicais livres, ou seja, o estresse oxidativo, é um dos principais responsáveis inclusive pela morte celular.
Auxílio a integridade mitocondrial
Conhecida como nossa "usina energética", a mitocôndria é fundamental para a vida do ser humano
Auxílio a integridade da membrana plasmática
Com a membrana plasmática mais íntegra, as células conseguem desempenhar sua função da melhor maneira.
Pode funcionar como antioxidante de modo a que aumenta a qualidade dos ovócitos
Contribui assim para a fertilidade
Redução dos sintomas da enxaqueca
Sintoma muito comum em uma série de condições, a coenzima Q10 também pode contribuir neste caso.
Portanto, você pode perceber que a coenzima Q10 possui forte ligação com a mitocôndria, porque é fortemente ligada à membrana mitocondrial interna e participa da cadeia de transporte de elétrons e fosforilação, na qual desempenha um papel essencial na síntese de energia celular na forma de ATP. Por esta razão, encontra-se em maior concentração em tecidos com alta atividade metabólica, como coração, rim, fígado e músculo.
No entanto, diferentes fatores, como genética, envelhecimento e tratamento com estatinas, podem diminuir suas concentrações fisiológicas, além de que deficiências de CoQ10, também foram relatados para condições em que o estresse oxidativo desempenha um papel significativo, como distúrbios neurodegenerativos, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Desse modo, a partir destas 7 funções e dos demais papéis que pode desempenhar, a coenzima Q10 postula-se como um grande nutracêutico ao ser humano.
Referências Bibliográficas
ARENAS‐JAL, Marta; SUÑÉ‐NEGRE, J. M.; GARCÍA‐MONTOYA, Encarna. Coenzyme Q10 supplementation: efficacy, safety, and formulation challenges. Comprehensive Reviews In Food Science And Food Safety, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 574-594, 19 fev. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/1541-4337.12539.
Comentarios