top of page

Ação do Cactin para te ajudar a restabelecer o equilíbrio após as festas de fim de ano.


Cactin é o extrato seco da figueira da Índia, também conhecida pelo seu nome científico, Opuntia fícus indica, um cacto originário das regiões desérticas do México e amplamente distribuído ao redor do mundo (África do Sul, Austrália, América do Sul, entre outros). Sua composição nutricional é rica em vitamina A, tiamina (B1), cobalamina (B12), lipídeos, aminoácidos (cisteína e taurina) carboidratos, fibras, minerais (caso do potássio, cálcio, magnésio e ferro), carotenóides (grupo de pigmentos que conferem coloração, principalmente, aos alimentos vegetais), betalaínas (pigmento com propriedade antioxidante), ácido cítrico, pectina (um tipo de fibra solúvel), taninos (polifenóis de origem vegetal com potencial antioxidante), flavonóides (principalmente quercetina, dihidroquercetina e quercetina 3-metil éter).


A Opuntia é extremamente utilizada pela agroindústria em alguns países do mundo, o México, por exemplo, a utiliza como matéria prima para a confecção de produtos medicinais (diurético, hiperlipidêmica, obesidade, entre outros) cosméticos (xampu, Cremes, sabonetes, loções para o corpo) ou para o consumo (frutos, suco, polpa, licores, vinhos, doces, geleias, purês, compotas, marmeladas). Por conta da sua composição única, o cactin apresenta uma vasta gama de propriedades, como, por exemplo, efeito diurético, detoxificante, emagrecedor, auxiliar na manutenção da saúde óssea, na diminuição dos triacilgliceróis e da Lipoproteina de baixa densidade (LDL).


Função Renal:

O cactin auxilia a função renal por meio do aumento da concentração de nutrientes diuréticos (caso do magnésio, potássio, vitamina C e taurina), este aumento ocasiona o aumento da diurese e, consequentemente, diminui a retenção hídrica e a sensação de inchaço. O cactin se difere da maior parte dos diuréticos comerciais, visto que mesmo aumentando a excreção urinária, não aumenta a depleção de potássio e sódio.

Efeito anti-aging:

O cactin atua como uma possível estratégia para atenuar o envelhecimento, visto que além de ser um potente antioxidante, a substância aumenta a expressão de enzimas essenciais para a manutenção do equilíbrio redox, caso da glutationa peroxidase (GPx), catalase (CAT), glutationa reduzida (GSH) e Superóxido desmutase (SOD), além disso, o extrato de Opuntia diminui os marcadores de peroxidação lípidica e oxidação da LDL.


Saúde óssea:

Um estudo em modelo animal observou que o cactin preveniu a diminuição da densidade mineral óssea, a hipótese mais plausível para este fato, tem relação com o aumento da expressão de proteínas envolvidas com a reabsorção óssea.


Gordura abdominal:

O cactin pode ser um suplemento interessante para pessoas que estão no processo de emagrecimento, visto que a substância age em duas frentes diferentes, a primeira consiste na diminuição das enzimas lipogênicas (enzimas que participam da síntese de ácidos graxos e triglicérides) e a segunda consiste no aumento das enzimas lipolíticas (enzimas que participam da quebra de ácidos graxos), esses dois efeitos ocasionam na diminuição da gordura corporal e do peso.


O estudo disponibilizado pela farmacêutica Galena, apresenta uma pesquisa onde voluntários do sexo feminino foram divididos em 2 grupos, um recebeu 2g de cactin ao dia enquanto o outro recebeu placebo, ao final dos 28 dias de pesquisa, foi observado que o grupo suplementado apresentou uma redução de 1,9 cm da circunferência do quadril em relação ao placebo.



Referências:

GONZÁLEZ, Maria et al. SITUACIÓN ACTUAL Y PERSPECTIVAS DE MERCADO PARA LA TUNA, EL NOPALITO Y DERIVADOS EN EL ESTADO DE MÉXICO, 2006. AGROCIENCIA,,

[S. l.], p. 73-82, 1 ago. 2008. Disponível em:


GALENA, Cacti-Nea. Informe Científico, [S. l.], p. 1-2, 1 jan. 2011. Disponível em: http://farmaciarouxinol.com.br/pdf/Cacti-nea.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

FLORIEN. Opuntia. Informe Científico, [S. l.], p. 1-3, 1 jan. 2011. Disponível em: https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/07/OPUNTIA.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

283 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page