A suplementação com compostos bioativos, vem tornando-se cada vez mais utilizada na melhoria da recuperação muscular. Nesse contexto, a curcumina, encontrada na cúrcuma, é um composto com tal potencial, por reduzir a inflamação e estresse oxidativo. Portanto, entenda se a cúrcuma pode funcionar para melhorar a recuperação muscular.
Um pouco sobre a curcumina
A cúrcuma, uma especiaria nativa da China e da Índia, é derivada do rizoma da planta Curcuma longa Linn. Além da curcumina, dois compostos são encontrados na cúrcuma, o demetoxicur cominho e bisdemetoxicurcumina, mas constituem apenas 3,14% da especiaria, sendo a curcumina o mais abundante.
Exercício físico
O exercício físico de forma extenuante, em altas intensidades ou duração pode resultar em dano muscular. Esse dano muscular, é resultado principalmente da produção de espécies reativas de oxigênio, que podem provocar inflamação ou alteração de funções celulares. Essa inflamação, por sua vez, resulta do alongamento excessivo das fibras musculares, causando uma recuperação retardada e diminuição do desempenho do exercício.
Dor muscular de início tardio
Um dos principais efeitos do dano muscular é a diminuição da função muscular, principalmente pela redução da capacidade de gerar força. Após a lesão muscular, a dor muscular característica, manifestada em um curso de tempo diferido, é típica e tem sido denominada 'dor muscular de início tardio' (DOMS).
Impacto da curcumina na recuperação pós-exercício
Diversos estudos em humanos e animais demonstraram diversos benefícios do uso de curcumina para recuperação muscular. Um dos possíveis efeitos é sob músculo esquelético lesionado, por meio diminuição da concentração de citocinas inflamatórias no músculo esquelético após o exercício.
A curcumina pode suprimir a ativação de NF-KB (fator nuclear kappa B), um efeito de importância crítica no alívio de DOMS, uma vez que NF-KB parece estar envolvido na regulação da inflamação e proteólise no músculo, resultando em um efeito protetor muscular. Além disso, a curcumina pode inibir a produção de prostaglandina, através da regulação da COX-2, importante enzima pró-inflamatória.
Em conclusão, o consumo de curcumina parece ser eficaz para atenuar a lesão muscular, embora ainda necessite de mais estudos para avaliar a dose ideal e a repetição por dia para uma melhor recuperação.
Mais no Blog Simple Pharma:
Referências bibliográfica
FANG, Wang et al. The effect of curcumin supplementation on recovery following exercise‐induced muscle damage and delayed‐onset muscle soreness: a systematic review and meta⠰analysis of randomized controlled trials. Phytotherapy Research, [S.L.], v. 35, n. 4, p. 1768-1781, 10 nov. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/ptr.6912
CAMPBELL, Marilyn S. et al. Influence of curcumin on performance and post-exercise recovery. Critical Reviews In Food Science And Nutrition, [S.L.], v. 61, n. 7, p. 1152-1162, 22 abr. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10408398.2020.1754754.
コメント