A evolução do mercado magistral nos últimos anos


A constatação de que a indústria farmacêutica não era capaz de suprir totalmente as necessidades dos pacientes no que diz respeito a individualização do tratamento, fez ressurgir a atividade magistral no último quarto do século XX. Nesse contexto, as farmácias magistrais proporcionam ao usuário a individualização do seu tratamento, garantindo qualidade no processo e agilidade no atendimento.



Afinal, o que é o mercado magistral? As farmácias magistrais, também conhecidas como farmácias de manipulação, surgiram no Brasil na cidade de São Paulo, com as boticas. Atualmente, representam significativa parcela do mercado brasileiro de medicamentos e suplementos. O setor magistral no Brasil está bem organizado e tem sua principal representatividade na Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, representando a maioria das farmácias e farmacêuticos magistrais. Cerca de 100 mil médicos e dentistas prescrevem fórmulas manipuladas, pelo menos uma vez ao ano, portanto, aproximadamente 60 milhões de pessoas por ano são atendidas pelo mercado magistral.


Os benefícios dos medicamentos e suplementos manipulados são reconhecidos pela comunidade científica, pelos prescritores e têm ampla aceitação por parte da população, e por isso se tornou um mercado com grandes investimentos pelos empreendedores do setor. Tudo isso tem sido impulsionado pelo crescimento dos cuidados com a saúde e a estética. A perspectiva para os próximos anos é que o setor magistral cresça ainda mais associado aos avanços tecnológicos voltados à saúde

37 visualizações0 comentário