AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA O COMBATE À SOP

Atualizado: Jul 21

A SOP, síndrome do ovário policístico, está associada à presença de cistos no ovário, hiperandrogenismo e disfunção menstrual e é uma das principais causas de infertilidade feminina. Além disso, a SOP está associada a um quadro de resistência à insulina, hiperinsulinemia e maior risco para doenças cardiovasculares e diabetes melitus tipo 2, além da obesidade. Portanto, algumas estratégias nutricionais são importantes no combate e controle da SOP, e é sobre elas que iremos abordar aqui.



O principal objetivo das estratégias nutricionais no combate a SOP são a melhora no quadro de resistência à insulina e síndrome metabólica e redução e controle de peso, visto que a perda de 5% do peso pode melhorar significativamente a saúde da paciente e os parâmetros hormonais e a resposta metabólica do organismo.


Devido ao benefício causado pela perda de peso, uma das principais estratégias nutricionais é a restrição calórica, controlando principalmente a ingestão de carboidratos refinados, açucares e gorduras saturadas, já que quando ingeridos de forma exagerada podem prejudicar a perda de peso e também a sensibilidade a insulina da paciente.


Algumas deficiências são comuns em pacientes que apresentam SOP e por isso é preciso um cuidado maior ao avaliar o seu estado nutricional. Nutrientes como vitamina D e ácidos graxos ômega-3, podem apresentam relação com as vias metabólicas, incluindo da insulina e da glicose. Portanto, quando inserida a suplementação de forma adequada no plano alimentar, podem reduzir as desordens metabólicas, se tornando um importante aliado do nutricionista no controle dos sintomas da SOP.


Alguns estudos que avaliam também a reposição de magnésio encontraram efeitos positivos, já que as quantidades reduzidas deste mineral são comuns em mulheres com altos níveis de testosterona, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.


Referências

BUTTERWORTH, James; DEGUARA, Jean; BORG, Cynthia-Michelle. Bariatric Surgery, Polycystic Ovary Syndrome, and Infertility. Journal Of Obesity, [S.L.], v. 2016, p. 1-6, 2016. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2016/1871594.

FAGHFOORI, Zeinab; FAZELIAN, Siavash; SHADNOUSH, Mahdi; GOODARZI, Reza. Nutritional management in women with polycystic ovary syndrome: a review study. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, [S.L.], v. 11, p. 429-432, nov. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.dsx.2017.03.030.


152 visualizações0 comentário