As vantagens da prescrição manipulada




  • Maior variedade de apresentações farmacêuticas

As farmácias de manipulação produzem os medicamento em diversas formas, apresentações e concentrações, permitindo maior adequação à necessidade de cada paciente, possibilitando atingir outros públicos, como o infantil, com preparações líquidas ou em gomas, muitas vezes não disponíveis no mercado tradicional.

  • Medicamentos personalizados

Como dito anteriormente, a indústria farmacêutica oferece os medicamentos em concentrações padronizadas, o que nem sempre atendem a todas as necessidades do paciente. A manipulação de fármacos e suplementos permite que seja feito exatamente o plano terapêutico proposto pelo profissional, com a oferta de uma alternativa segura para obtenção de formulações farmacêuticas personalizadas, atendendo a dosagem, forma e apresentação ideal para o sucesso do tratamento.

  • Grupos especiais de pacientes

A manipulação de fármacos promove tratamentos para pacientes com doenças terminais, traumatológicos, atletas amadores, profissionais ou olímpicos, pacientes em tratamento de reposição hormonal, hipersensíveis ou alérgicos a produtos industrializados, como os cosméticos. Alguns tratamentos mais específicos, como os de câncer, envolvem combinações e uso de drogas concomitantes que apenas existem devido a possibilidade de manipulação em farmácias magistrais, bem como os medicamentos especiais para cirurgias oftalmológicas ou ortopédicas, que podem não estar disponíveis comercialmente.

  • Possibilidade de produção de fórmulas descontinuadas pela indústria farmacêutica

A farmácia magistral atende a oferta de manipulação de medicamentos que podem ser inviáveis para produção em escala pela indústria farmacêutica. Além disso, uma das formas seguras e eficazes de ter acesso aos medicamentos que a indústria farmacêutica parou de produzir é por meio da farmácia de manipulação.


22 visualizações0 comentário