top of page

Asafin®: uma solução ayurvédica exótica ao intestino


O termo ayurveda significa “ciência da vida”, onde ayur significa vida e veda, “conhecimento” ou “sabedoria”. Assim, buscamos a “Ciência da vitalidade”, “sabedoria da vida” ou ainda “ciência da saúde e da longevidade”, para que a ciência ayurvédica, nos ajude a utilizar o melhor que temos a oferecer nos tratamentos dos nossos pacientes.


O Asafin® é um ingrediente natural clinicamente comprovado para a saúde intestinal. Foi desenvolvido com alta tecnologia para reduzir os desconfortos gastrointestinais, permitindo que os benefícios da goma óleo de Ferula Asafoetida, uma planta popular no oriente médio utilizada como medicamento natural, sejam aproveitados da melhor forma, sem comprometer o uso com odor e sabor desagradáveis.


A tecnologia utilizada, FenuMAT™, transforma a resina de goma óleo de Ferula Asafoetida em beadlets de microgel de liberação sustentada, permitindo que dessa forma tenhamos uma formulação fácil, com consumo seguro e agradável, sem sentir o sabor e o odor, e mantendo o potencial do ativo da goma.


Primeiramente, sabemos que estudos recentes mostraram inúmeras atividades promissoras deste ingrediente, principalmente como relaxante muscular, aumento da memória, enzima digestiva, antioxidante, antiespasmódico, hipotensor, hepatoprotetor, antiviral, antifúngico, anticancerígeno, ansiolíticos e atividades anti-helmínticas. Além disso, é utilizado para pressão do estômago, flatulência, baixos níveis de ácido no estômago e fezes soltas.


Estudos mostram os efeitos do extrato de goma Ferula asafoetida sobre as respostas contráteis do íleo cobaia isolado induzido por acetilcolina, histamina e KCl. A exposição do íleo pré-contraído pela acetilcolina ao extrato de goma Ferula asafoetida causou relaxamento, de forma dependente da concentração. Foi observado efeito relaxante semelhante do extrato sobre o íleo pré-contraído por histamina e KCl. Além disso, o extrato de goma de Ferula asafoetida, com efeitos farmacológicos relacionados à saúde intestinal e antiúlcera, foram vistos com segurança em estudos de toxicidade aguda e subcrônica.


Ressaltamos também, a capacidade significativa do Asafin® de reduzir as áreas de úlcera na parede gástrica, bem como inibir o edema e a infiltração de leucócitos nas camadas submucosas. Assim, pode ser de grande interesse como ingrediente alimentar nutracêutico e/ou funcional para aliviar distúrbios intestinais provenientes de dieta, alcoolismo, tabagismo e drogas químicas.


Referências bibliográficas

506 visualizações0 comentário
bottom of page