top of page

Benefícios do Abacate


O Brasil é o 9º maior produtor de abacate (Persea americana Mill) no mundo, com 160.400 toneladas colhidas em 10.750 hectares, em 2011. O abacate é a 17ª fruta mais produzida no país, e o estado de São Paulo é o maior produtor (47,5%), seguido por Minas Gerais (19,0 %) e Paraná (11,2%), ou seja, tanto a exportação como o consumo dessa excelente fruta são muito elevados no nosso país.


O abacate é uma fruta que possui alta densidade energética junto a um excelente valor nutricional e é considerado uma das principais frutas tropicais, sendo rico em proteínas quando comparado a outras frutas, lipídeos, vitaminas como A, B9, B2, B1, D e E, e os minerais cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo e silício. Ele também possui diferentes níveis de óleo na polpa, sendo amplamente utilizado na indústria farmacêutica e cosmética, e na obtenção de óleos comerciais semelhantes ao azeite de oliva, devido à sua composição semelhante de ácidos graxos.


Além disso, o abacate pode promover inúmeros benefícios a saúde devido a sua composição de componentes bioativos, tais como ácidos graxos da família ômega, fitoesteróis, polifenóis, carotenoides, tocoferóis e esqualeno. Ainda, ele representa uma ótima fonte de glutationa, que se trata de um poderoso antioxidante que atua sobre compostos potencialmente cancerígenos e pró oxidantes no organismo. Dentre os seus componentes de fitosteróis, o β-sitosterol é considerado o mais significativo e de acordo com a literatura cientifica esses componentes podem auxiliar de maneira eficiente na redução do colesterol LDL (considerado ruim) por inibir a reabsorção intestinal de colesterol e diminuir a síntese de colesterol hepático, quando consumido uma porção de abacate uma vez ao dia, já demonstrando benefícios a partir de uma semana.


O β-sitosterol do abacate também demonstra um potencial efeito sobre a imunidade, contribuindo para o tratamento de doenças como câncer, HIV e infecções. Em relação ao câncer, ele pode atuar suprimindo a carcinogênese e, no HIV, fortalecendo o sistema imunológico. Ainda, este composto bioativo é capaz de aumentar a proliferação de linfócitos e a atividade das células natural killer (células de defesa), que inativam os microrganismos invasores. Além disso, alguns trabalhos ressaltam que a atividade do β-sitosterol pode auxiliar na perda de peso, reduzindo a compulsão alimentar e o acúmulo de gordura na região abdominal.


O abacate também apesenta em sua composição um carotenoide chamado luteína, que ajuda a proteger o organismo contra o câncer de próstata e doenças que acometem os olhos, como por exemplo a catarata e a degeneração macular (região que proporciona a observação dos detalhes das coisas).


Não somente a fruta in natura, mas também o óleo de abacate apresenta excelente quantidade de esteróis e β-sitosterol, demonstrando que as propriedades dessa fruta podem ser adquiridas de diversas formas. O alto consumo de abacate pode estar relacionado ao seu fácil manejo culinário, pois ele pode ser utilizado na preparação de purês, saladas, temperos, vitaminas, smoothies e patês, além de ser muito ingerido na forma in natura também, combinando perfeitamente com preparações salgadas ou doces.


Mas de modo geral, essa fruta pode auxiliar no tratamento de doenças crônicas devido a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, anticâncer, anti-hipertensivas, antidiabéticas e protetoras cardiovasculares.


Referências

Duarte, P. F., Chaves, M. A., Borges, C. D., & Mendonça, C. R. B. (2016). Avocado: characteristics, health benefits and uses. Ciência Rural, 46, 747-754.

Bhuyan, D. J., Alsherbiny, M. A., Perera, S., Low, M., Basu, A., Devi, O. A., ... & Papoutsis, K. (2019). The odyssey of bioactive compounds in avocado (Persea americana) and their health benefits. Antioxidants, 8(10), 426.

Jimenez, P., Garcia, P., Quitral, V., Vasquez, K., Parra-Ruiz, C., Reyes-Farias, M., ... & Soto-Covasich, J. (2021). Pulp, leaf, peel and seed of avocado fruit: A review of bioactive compounds and healthy benefits. Food Reviews International, 37(6), 619-655.

Araújo, R. G., Rodriguez-Jasso, R. M., Ruiz, H. A., Pintado, M. M. E., & Aguilar, C. N. (2018). Avocado by-products: Nutritional and functional properties. Trends in Food Science & Technology, 80, 51-60.

276 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page