top of page

Betalaínas: o que você precisa saber sobre os efeitos à saúde?


As betalaínas são pigmentos naturais hidrossolúveis das plantas, obtidas pela dieta, que compõem um grupo de substâncias nitrogenadas, que tem sido aplicadas em iogurtes, sorvetes, sopas, saladas, produtos farmacêuticos e cosméticos, devido à seu grande potencial antioxidante.


Esses antioxidantes são substâncias vindas para o nosso organismo por meio dos alimentos ingeridos no dia a dia pela dieta, tendo grande potencial bioativo. Estes, podem apresentar diferentes propriedades protetivas e agem em diversas etapas do processo oxidativo, funcionando como protetoras do nosso organismo e promovendo a saúde. Assim, sabemos que os antioxidantes da betalaína protegem a LDL (low density lipoprotein) da oxidação e estão envolvidos na redução do dano ao DNA.


Sobre a betalaína, hoje sabemos que a maioria dos estudos sobre sua suplementação mostram aumento na proteção do organismo, atuando como uma grande aliada à saúde e desempenho. Ademais, observamos que a maioria dos estudos sobre suplementação de betalaína mostram que a atividade antioxidante está relacionada com a eliminação dos radicais livres, devido a presença do grupo hidroxilo e iminino, bem como a ligação 5-O-glicosilado.


Além disso, a atividade antioxidante da betalaína é aproximadamente 3 a 4 vezes mais potente que o ácido ascórbico (Vitamina C), catequina (fitonutriente com forte ação antioxidante) e rutina (alto poder antioxidante e anti-inflamatório). Ainda, conclui-se que a suplementação de betalaína irá melhorar a composição das células, tecidos e órgãos, por meio da proteção e regeneração celular.

946 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page