Curcuma longa ou Açafrão-da-terra

O assunto que hoje vamos falar um pouco para você aqui no Blog da Simple Pharma é acerca da Curcuma longa, também conhecida como Açafrão-da-terra. A Curcuma é uma planta bem utilizada, conhecida e documentada na literatura, tendo sua principal ação advinda de um polifenol presente em sua constituição, a curcumina. Dando início ao Blog de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o polifenol presente na Curcuma longa que é responsável pela maior parte da sua aplicabilidade na prática clínica, a curcumina.



Curcumina

Este ativo dispõem de ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo assim a maior parcela dos estudos publicados nos último anos relacionados ao tema, apresentam tal relação entre a curcumina, aos marcadores inflamatórios.


Neste tópico, parece que ela têm uma ação direta sobre o fator transcricional NF-kB, no qual está diretamente ligado a expressão de enzimas inflamatórias. Além disso, a curcumina também está ligada a diminuição do TNF-Alfa, que também é um marcador inflamatório muito importante.


Inflamação e Atividade Física

Trazendo agora nosso texto ao âmbito esportivo, quando pensamos em inflamação e atividade física, devemos lembrar que a inflamação é um fenômeno natural que acontece no nosso organismo sempre que a gente sofre alguma agressão. Então, a expressão de marcadores inflamatórios é normal, é fisiológica e deve acontecer também na atividade física.


Quando fazemos exercício físico, ocorre a geração de microlesões na musculatura. Tais lesões, geram sinais nos quais requerem que as lesões sejam reparadas, sendo esse processo "normal" para o organismo e algo que nós mesmos na maioria dos casos, somos capazes de reparar fisiologicamente, através do processo inflamatório associada a ação da interleucinas e do recrutamento de macrófagos. Contudo, o grande problema é o momento em que essa inflamação se dá de maneira exagerada. Ou seja, na hora em que nosso organismo não encontra-se apto mais a reparar fisiologicamente essa lesão.


Dor muscular tardia após o exercício

Outra questão que está ligada a inflamação é a dor muscular tardia pós exercício. Essa dor costuma acontecer cerca de 48 horas após um treino mais forte e pode muitas vezes, inviabilizar uma sequência de treinos. Aí que a curcumina entra em ação.


Há pesquisas que indicam a curcumina como eficaz para reduzir a dor muscular tardia, a partir da diminuição dos marcadores inflamatórios, como a creatina quinase, a proteína c-reativa e a lactato desidrogenase. Desse modo, sua ação está ligada a tais marcadores envolvidos no dano muscular e ela é assim, capaz de reduzir isso.


Mais uma ação interessante da curcumina, é que ela é capaz de melhorar a contração voluntária máxima. Tal conceito seria a contração máxima após uma sessão de exercício, e com o uso da curcuma, essa ação anti-inflamatória desempenhada pela mesma pode atuar neste papel.


Biodisponibilidade e prática clínica

A dose recomendada de Curcuma é algo em torno de 400 - 450 mg, duas vezes ao dia, porém, isso vai variar muito de acordo com o tipo de extrato que se utiliza. Ademais, um grande problema é a baixa biodisponibilidade dos curcominóides presentes na cúrcuma.


Assim, ao longo dos anos, a ciência vem pesquisando sobre novas formas que sejam capazes de aumentar a sua biodisponibilidade, como algumas associadas a fosfolipídeos. Como justificativa, tais associações fazem com que se tenha uma maior biodisponibilidade da curcumina e com isso, possa ser utilizada doses menores.


Considerações finais

Deixamos como considerações finais para você hoje no Blog da Simple Pharma, que se o paciente estiver precisando de algum ativo capaz de reduzir a inflamação induzida pelo exercício, claro que se necessário, lembrando que o dano muscular precisa ocorrer para que haja a reparação do tecido, a Curcuma longa é uma indicação.


Muito obrigado por ter acompanhado o texto de hoje. Esperamos que tenha te ajudado e nós do time da Simple Pharma, agradecemos imensamente a sua visita! Obrigado por confiar parte do seu estudo a nossa equipe, e conte conosco para quaisquer dúvidas acerca de outros fitoterápicos e demais produtos. Combinado?

Até Logo!


Fonte: Science Play

35 visualizações

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma