top of page

Causas e Consequências da Inflamação

Atualizado: 6 de dez. de 2022

Hoje, aqui no Blog da Simple Pharma, daremos início a uma série de conteúdos relacionados à inflamação. Mas, antes de abordar com mais detalhes os demais assuntos, vamos primeiro entender o que é a inflamação e como ela acontece dentro do organismo humano.


O que é Inflamação?

A inflamação nada mais é do que uma tentativa do organismo em recuperar a homeostase, sendo este um processo que acontece sempre da mesma forma, numa sequência de eventos que se sobrepõe. Ainda, podemos classificar a inflamação de duas maneiras: crônica e aguda. Esta classificação é diferenciada principalmente pelos mecanismos imunológicos presentes em cada um dos tipos de inflamação.

A inflamação aguda é caracterizada por sua curta duração, recrutamento de monócitos e neutrófilos e presença dos 5 sinais clássicos de inflamação: dor, calor, rubor, tumor (edema) e perda de função. Já a inflamação crônica, é principalmente representada por uma resposta a lesões teciduais prolongadas, ativando de forma persistente células do tecido imune, como os macrófagos, que passa a liberar mediadores pró-inflamatórios.

Ao contrário do que se acredita, a inflamação é um processo de reparo, ou seja, é benéfico. O grande problema são as falhas que acontecem neste processo, estes sim são causadores de danos.

Causas da Inflamação

De maneira geral, a inflamação aguda, como sugerido pelo nome, acontece de forma pontual, principalmente para nos defender de alguma infecção bacteriana, viral e parasitária, por exemplo. Por outro lado, existe a inflamação crônica, sobretudo a de baixo grau, que é um processo mais preocupante quando pensamos em saúde, visto que ele está geralmente associado a alguma comorbidade, como as doenças crônicas. Veja alguns exemplos de condições indutoras da inflamação crônica de baixo grau: Obesidade, Dieta, Sedentarismo, Disbiose, Estresse Crônico, Privação de Sono e uso de Xenobióticos.

Consequências da Inflamação

Pensando na inflamação aguda, o desfecho é o reparo tecidual, promovido pelas células do sistema imune. Já em relação a inflamação crônica de baixo grau, trata-se de uma condição onde “o problema não é resolvido” e o processo inflamatório é perpetuado de maneira sistêmica. As principais consequências deste tipo de inflamação envolve o desenvolvimento de situações como: Síndrome Metabólica, Esteatose Hepática não Alcoólica, Doenças Cardiovasculares, Câncer, Depressão, Imunosenescência, Sarcopenia, Osteoporose, Doenças Neurodegenerativas e Doenças Autoimunes.

Considerações Finais

Comumente ouvimos que o equilíbrio é a chave para o sucesso, e com o nosso corpo não é diferente! Nosso organismo apresenta inúmeros mecanismos capazes de promover ajustes finos para atingir a homeostase, visto que o desequilíbrio é encarado como uma condição incompatível com a vida por nossos sistemas. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de acompanhar os próximos. Até mais!


Saiba mais sobre estratégias nutricionais utilizadas no

combate à inflamação crônica nesse e-book gratuito:


5.191 visualizações0 comentário
bottom of page