top of page

Chá Verde e Guaraná como Ativos Ergogênicos

Atualizado: 6 de dez. de 2022

O pré-treino é um dos momentos mais importantes do dia do praticante de exercício físico, no qual sem sombra de dúvidas quando bem elaborado, pode otimizar a performance e os resultados do esportista. Hoje, vamos falar com você aqui no Blog da Simple Pharma, que além da alimentação como base da dieta do paciente, alguns ativos dispõem de robusto corpo de evidências científicas acerca de sua ação no pré-treino, dentre eles, o chá verde e o guaraná.



Chá verde

O extrato de chá verde (Camellia sinensis) vem sendo muito utilizado para a prevenção do ganho de peso e estímulo do sistema nervoso. Alguns dos seus principais efeitos ao praticante do exercício físico são advindos da alta quantidade de cafeína, mas também de polifenóis, teobromina e teofilina, nas quais possuem propriedades antioxidantes e de capacidade de "amarronzamento" do tecido adiposo branco, aumentando assim o efeito termogênico. Assim sendo, pode propiciar ao seu consumidor o aumento da capacidade de endurance, do nível sérico de catecolaminas e da oxidação lipídica.


Guaraná

Ainda com bem menos estudos em comparação a cafeína e o chá verde, a Paullinia cupana, mais conhecida como guaraná. Muitas pessoas não sabem, mas o guaraná possui como principais compostos ativos, a teobromina, a teofilina, os taninos, as saponinas e a cafeína, em dosagem equivalente a mais que o dobro de cafeína quando comparado ao Coffea arabica. Assim, não é de se surpreender que mesmo obtida de outra fonte, os seus efeitos ao esportistas sejam similares aos propiciados pela própria cafeína.

Esses efeitos giram em torno da maior ativação do sistema nervoso central e a supressão do apetite, na qual requer atenção, pois essa ação pode ser benéfica a um paciente que vise a perda de peso, mas prejudicial ao indivíduo que necessita consumir um elevado aporte calórico para melhorar o seu desempenho esportivo. Ademais, sucede-se a diminuição da percepção de esforço, fazendo com que a pessoa consiga melhorar a sua performance esportiva. Tanto que, é frequente a observação do guaraná presente nas bebidas esportivas, sendo de forma isolada, ou em um mix com outros compostos, como a própria cafeína.


Considerações finais

Pondo fim a texto de hoje do Blog, a dieta do paciente é a base dos seus resultados, porém, é extremamente válido que alguns ativos como o chá verde e o guaraná, sejam utilizados para que os resultados do praticante sejam ainda mais destacados.

Muito obrigado por ter acompanhado o texto de hoje. Esperamos que tenha te ajudado. Nós do time da Simple Pharma, agradecemos imensamente a sua visita! Obrigado por confiar parte do seu estudo a nossa equipe, e conte conosco para quaisquer dúvidas acerca de outros fitoterápicos e demais produtos. Combinado?


Até Logo!


Saiba mais sobre ativos para potencializar as adaptações

do exercício físico nesse e-book gratuito:




755 visualizações0 comentário
bottom of page