top of page
  • iara124

Como a beta-glucana de levedura age para a imunidade?





A beta-glucana de levedura é uma substância encontrada na parede celular de certas leveduras, como a Saccharomyces cerevisiae. O composto estimula a produção de anticorpos. Assim, esse ativo pode ser benéfico em indivíduos com um sistema imunológico enfraquecido, como os idosos, que podem ter uma resposta imunológica menos eficiente.


Primeiramente, esse carboidrato se liga aos receptores de neutrófilos e outras células imunes inatas. Consequentemente, através dessa ligação, os neutrófilos se tornam mais responsivos a estímulos químicos, além de apresentarem níveis aumentados de fagocitose e explosão oxidativa.


Além disso, foi relatado que a beta-glucana estimula a produção de citocinas, as quais ativam e regulam o sistema imunológico. As citocinas são produzidas por células do sistema imunológico, que reconhecem a beta-glucana como uma substância estranha e começam uma resposta imunológica, ou seja, dão início à ação anti inflamatória e à proliferação de linfócitos.


Outra forma como a substância de levedura age para a imunidade, é através da redução da inflamação no organismo. A inflamação crônica é um fator de risco para várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. A beta-glucana pode ajudar a regular a inflamação, reduzindo os níveis de citocinas pró-inflamatórias e aumentando a produção de citocinas anti-inflamatórias.


Ainda, é relatado que a beta-glucana auxilia na ativação das funções dos macrófagos, células imunes que realizam fagocitose nos patógenos. A beta-glucana de levedura também pode aumentar a atividade das células NK, responsáveis por identificar e destruir células infectadas pelo vírus ou por células cancerosas.




Referências Bibliográficas:


FULLER, Richard; MOORE, Michael V.; LEWITH, George; STUART, Beth L.; ORMISTON, Rory V.; FISK, Helena L.; NOAKES, Paul S.; CALDER, Philip C.. Yeast-derived β-1,3/1,6 glucan, upper respiratory tract infection and innate immunity in older adults. Nutrition, [S.L.], v. 39-40, p. 30-35, jul. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.nut.2017.03.003.


MCFARLIN, Brian K.; CARPENTER, Katie C.; DAVIDSON, Tiffany; MCFARLIN, Meredith A.. Baker's Yeast Beta Glucan Supplementation Increases Salivary IgA and Decreases Cold/Flu Symptomatic Days After Intense Exercise. Journal Of Dietary Supplements, [S.L.], v. 10, n. 3, p. 171-183, 9 ago. 2013. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.3109/19390211.2013.820248.


209 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page