Como age o Oli-Ola na pele?


O Oli-Ola é um produto inovador da farmacêutica Galena, consiste em um extrato 100% natural, extraído das oliveiras orgânicas da Tunísia (região sul do mediterrâneo). Vale ressaltar que seu composto principal, o hidroxitirosol, é padronizado por meio da harmonização dos fatores ambientais (clima, qualidade do solo, grau de maturação do fruto, cultivo e secagem).


A oliveira é apreciada por conta dos seus frutos e, claro, do seu óleo, o azeite de oliva extravirgem é utilizado como um dos pilares da dieta mediterrânea, é rico em gorduras monoinsaturadas (ômega 9), apresenta diversos compostos fenólicos bioativos como o tirosol, a oleuropeína e o hidroxitirosl e óxido nítrico (NO).


Por conta desses compostos, o óleo é apontado como detentor de efeitos antioxidante, anti-inflamatório, cardioprotetor, neuroprotetor, antibacteriana e antidiabética, contudo, vale lembrar que uma parte considerável dos estudos foram realizados in vitro e modelos animais.


O uso de substâncias antioxidantes é visto como uma das maneiras de amenizar os efeitos prejudiciais à pele por conta dos raios ultravioletas, além disso, alguns estudos apontam uma redução do dano oxidativo e uma prevenção a hiperpigmentação cutânea.


No caso do Oli-Ola, ele é padronizado em 3% de hidroxitirosol, um antioxidante extremamente potente capaz de reduzir a formação de melanina, esta, por sua vez, é formada a partir da oxidação e polimerização da tirosina e tem como finalidade, defender o organismo da radiação ultravioleta. E aí que entram os antioxidantes, que diminuem os radicais livres e as reações oxidativas, reduzindo, por consequência, a produção da melanina e a ativação dos melanócitos, ocasionando a diminuição dos mecanismos responsáveis pela melanogênese.


Vale destacar que o hidroxitirosol é um dos antioxidantes mais poderosos que conhecemos, segundo o valor ORAC (capacidade de redução do radical oxigênio), o composto apresenta um dos valores mais altos dentre os antioxidantes (27.000 µmol TE/g), esse potencial antioxidante foi visto em estudos in vitro, onde as pesquisas apontaram possíveis potenciais terapêuticos com relação à saúde das articulações, prevenção a osteoporose, proteção neuronal e cuidados com a pele.

Ademais, o Oli-Ola atua em outras frentes igualmente importantes para a saúde da pele, como no caso da retexturização cutânea (neste, a substância estimula a renovação tecidual), na prevenção e redução de acne (atenua e regula a inflamação por meio da inibição de enzimas envolvidas no processo) e na firmeza, sustentação e elasticidade (induz a expressão gênica da enzima superóxido dismutase dependente de manganês, ocasionando na diminuição das espécies reativas de oxigênio presentes nas mitocôndrias e, consequentemente, aumentando a proliferação e a atividade celular dos fibroblastos).


Por fim, um estudo realizado com 28 voluntários com melasma, avaliou a eficácia do Oli-Ola em relação ao índice de gravidade e área do mesmo modificado (mMASI) e a quantificação dos índices de melanina (proteína que garante a coloração da pele) e eritema da pele (vermelhidão da pele), avaliando a eficácia sobre a hiperpigmentação. Após 90 dias de suplementação com 300 mg ao dia de Oli-Ola, foi possível perceber que o grupo que recebeu a suplementação apresentou uma maior redução do eritema, sendo que nos valores de mMASI houve redução de, aproximadamente, 22%.



Referências:


GALENA. Oli-Ola. Informe Científico, [S. l.], p. 1-13, 1 jan. 2011. Disponível em: https://www.galena.com.br/hubfs/IC%20-%20OLI-OLA.pdf?hsLang=pt-br. Acesso em: 1 nov. 2021.

VALDERRAMA, Patrícia; GONÇALVES, Rhayanna; MARÇO, Paulo. DEGRADAÇÃO TÉRMICA DE TOCOFEROL E PRODUTOS DE OXIDAÇÃO EM DIFERENTES CLASSES DE AZEITE DE OLIVA UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA UV-VIS E MCR-ALS. Quim. Nova, [S. l.], p. 864-867, 2 mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/fcSz8C8wyxVy9mpBnBnSPdd/?lang=pt&format=pdf #:~:text=O%20azeite%2C%20ou%20%C3%B3leo%20de,podem%20inibir%20a

%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de. Acesso em: 1 nov. 2021.


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo