top of page

Como orientar o paciente a suplementar aos finais de semana?


Você nutricionista planeja a estratégia nutricional junto com o seu paciente, o envia e o seu paciente relata que segue direito durante a semana, porém, aos finais de semana ele não segue e/ou esquece completamente dos suplementos. Para evitar tais acontecimentos de forma a que o paciente também não perca atividades sociais importantes ao mesmo, algumas dicas podem ser indicadas ao paciente, de modo a que ao menos no quesito suplementação, o mesmo continue com a estratégia traçada por você nutricionista.


Enzimas digestivas

Se o seu paciente estiver suplementando enzimas digestivas, pode ser interessante que você indique a suplementação antes do momento social que o paciente tiver. Por exemplo, se ele for em uma festa, onde irá comer e beber fora da prescrição, a chance do mesmo ter sintomas gastrointestinais é grande. O que você pode fazer, é aconselhar o seu paciente a levar o suplemento e tomar com água minutos antes do início da ingestão dos alimentos ou bebidas. Outra opção, é que o mesmo faça o consumo antes de sair de casa.


Outros suplementos

Existem centenas de suplementos alimentares e fitoterápicos que podem ser prescritos. Desse modo, o horário de administração de cada um e suas interações, pode variar. Como recomendação geral, pode ser interessante que você aconselhe o paciente a efetuar o consumo dos suplementos pela manhã, junto com o café da manhã enquanto ainda está em casa. Outra opção é aconselhar o consumo no período noturno, quando o paciente já está em casa, com exceção de alguns nootrópicos e/ou estimulantes que podem atrapalhar a qualidade do sono do paciente.


Viagens e suplementos com horário exato

Se o paciente vai viajar, pode ser interessante que você aconselhe que o mesmo já leve a quantidade de suplemento que precisa em um porta-cápsulas, ou até uma quantidade extra para possíveis eventualidades como voo atrasado, uma viagem prolongada, entre outros. Caso seja um suplemento que tenha um horário exato de consumo, pode ser interessante que você indique ao paciente para que ele ligue um alarme do celular ou de um aplicativo para não esquecer durante a viagem.


16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page