Conheça a L - TEANINA e como ela pode te ajudar



A L- teanina é um aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camellia sinensis (chá verde). Parece ocorrer em somente outras três espécies; uma espécie de cogumelo não comestível chamado Xerocomus badius e outras duas espécies do gênero Camellia.


A γ-Glutamil Etilamina ou L- teanina tem sido estudada como um aditivo alimentar e alimento funcional em relação à nutrição humana. Possui bioatividades perceptíveis, que podem auxiliar no tratamento da isquemia cerebral, no tratamento e redução do estresse, na diminuição de atividades antitumorais, anti-envelhecimento e também possui atividade ansiolítica.


A suplementação de L- teanina é uma forma viável de reduzir as espécies reativas de oxigênio (EROs) que são responsáveis por induzir danos às células, resultando em degradação e morte celular. Os polifenóis, principalmente os flavonóides presentes na L-teanina são agentes antioxidantes bem documentados. O desequilíbrio entre as espécies reativas de oxigênio e antioxidantes resulta em estresse oxidativo, responsável por danos celulares. As catequinas presentes no chá verde aumentam a atividade da superóxido dismutase sérica e da enzima catalase da aorta e têm um papel protetor contra o estresse oxidativo provocado por peças EROs. Sua captação também reduz o nível de malondialdeído, um marcador de estresse oxidativo.


A ingestão de L- teanina pode criar relaxamento dentro de 30-40 min usando dois mecanismos, pelo menos. Em primeiro lugar, ativa diretamente a produção de ondas α no cérebro, criando uma condição de preparação mental e relaxamento profundo similar à meditação. Além disso, parece haver o desenvolvimento de neurotransmissão inibitória, através do ácido gama-aminobutírico (GABA). O GABA impacta outros dois neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, o que resulta na influência chave do relaxamento. Foi relatado que a L-teanina possui vários efeitos psicotrópicos e neuroprotetores. A L- teanina pode ter um impacto no sono devido a modulação do estresse e ação no estado emocional.


Do ponto de vista da composição, a L- teanina compreende aproximadamente 50% do conteúdo do chá verde. Esta proporção pode variar dependendo de fatores como a zona de cultivo, estação de produção, técnicas de processamento, classe de chá, tempo e tipo de colheita, etc.


A L-teanina parece atuar em situações fisiológicas e patológicas como:


Estresse/Ansiedade: A L-teanina induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento. A administração de L- teanina pode causar relaxamento, sem perder o estado de alerta, começando seus efeitos aproximadamente 40 minutos após a administração oral.


Hipertensão arterial: A administração de L-teanina pode causar redução significativa na pressão sanguínea, por isso pode ser utilizada no tratamento de pacientes hipertensos.


Câncer: O uso de L-teanina pode diminuir o tamanho de tumores quando administrados concomitantemente com os quimioterápicos, doxorubicina, idarubicina, pirarubicina, cisplatina, e irinotecano.

A L-teanina, administrada conjuntamente com doxorubicina, pode reduzir o tamanho de tumores ovarianos, como também diminui metástases no fígado. Além disso, protege células normais dos danos causados por drogas quimioterápicas.


Tensão Pré-menstrual: A administração de L-teanina pode diminuir os sintomas da TPM, sejam eles físicos, psicológicos e sociais.


Melhora do aprendizado: A L-teanina tem sido recentemente relacionada ao aumento da habilidade de aprendizado e à indução do relaxamento, possivelmente devido ao seu efeito na produção de serotonina, dopamina e outros neurotransmissores.


Referências:


Saeed M, Naveed M, Arif M, Kakar MU, Manzoor R, Abd El-Hack ME, Alagawany M, Tiwari R, Khandia R, Munjal A, Karthik K, Dhama K, Iqbal HMN, Dadar M, Sun C. Green tea (Camellia sinensis) and l-theanine: Medicinal values and beneficial applications in humans-A comprehensive review. Biomed Pharmacother. 2017 Nov;95:1260-1275. doi: 10.1016/j.biopha.2017.09.024. Epub 2017 Oct 6. PMID: 28938517.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo