A nutrologia é uma especialidade médica fundada em outubro de 1973, que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos, normais, patológicos, clínicos e terapêuticos, ou seja, é o ramo da medicina que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no organismo, tanto em condições de saúde quanto em condições de doença. Tem como função fazer o diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutroneurometabólicas.
O termo nutrologia ainda tem denominações correspondentes como nutrologia médica, nutrologia funcional e nutrição médica, que são sinônimos e que representam por definição o termo nutrologia.
A atuação do nutrólogo é bastante abrangente, sendo que as principais áreas são:
Clínica Nutrológica Ambulatorial e Hospitalar,
Segurança e Política Alimentar,
Saúde pública,
Educação médica.
Suas atividades englobam atividades como:
- Diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, que são muito frequentes atualmente, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outros, podendo se utilizar de solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário;
- Identificar possíveis erros alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam cooperando para o quadro nutricional do paciente;
- Avaliar inter relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos;
- Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, principalmente de hábitos alimentares que possam ajudar na prevenção e tratamento de doenças;
- Avaliar, indicar, prescrever e acompanhar diariamente pacientes em terapia nutricional intra-hospitalar, seja por via enteral ou parenteral.
Uma outra atuação muito importante do nutrólogo é a participação na composição da equipe multidisciplinar de terapia nutricional para atender pacientes que precisam de nutrição enteral ou parenteral. O médico nutrólogo, ao lado de outros profissionais da saúde, ajuda a estimular o combate ao sedentarismo e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a prevenir doenças crônico-degenerativas, o que contribui para uma diminuição nas taxas de internação e permanência hospitalar.
Tanto a nutrição quanto a nutrologia cuidam da saúde das pessoas através da adoção de hábitos dietéticos saudáveis, então qual a diferença entre essas duas áreas?
O nutricionista, é o profissional formado em Nutrição. Isso significa que passou de 4 a 5 anos estudando com profundidade todos os aspectos relacionados à alimentação e suas consequências. Disciplinas como metabolismo energético, avaliação nutricional e química dos alimentos são comuns.
Já o nutrólogo é alguém formado em Medicina, mas fez uma especialização na área de Nutrologia. Isso significa que, no primeiro momento, ele estuda matérias como anatomia, patologia, farmacologia. Com isso, ele é apto para entender assuntos patológicos relacionados a distúrbios alimentares e a influência dos alimentos neles.
A atuação do nutricionista é mais limitada, isso porque os problemas decorrentes da alimentação devem ser tratados por um médico; a principal diferença é exatamente na abordagem em relação ao paciente, o nutricionista promove uma assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, além de planejamento da dieta alimentar, e por meio disso, realiza planos para prevenção e manutenção da saúde do paciente.
O nutrólogo tem respaldo para diagnosticar, tratar e ajudar a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes, além de que o nutrólogo é o um profissional apto a receitar medicamentos, quando necessário, para o tratamento de distúrbios ou doenças metabólicas.
Contudo, isso não significa que somente o nutrólogo ou que somente o nutricionista será sempre a melhor opção, pois tudo dependerá dos objetivos do paciente. Além disso, os dois profissionais podem se complementar.
Referências:
- Ribas Filho D, Suen VMM – Tratado de Nutrologia. 2 ª ed. Manole, 2018.
- ABRAN
- Werutsky, CA. Nutrologia Esportiva. 2a Ed. Editora Pallotti, Porto Alegre, 2016.
- CRN
Comments