Conheça melhor quem é o nutrólogo



A nutrologia é uma especialidade médica fundada em outubro de 1973, que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos, normais, patológicos, clínicos e terapêuticos, ou seja, é o ramo da medicina que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no organismo, tanto em condições de saúde quanto em condições de doença. Tem como função fazer o diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutroneurometabólicas.


O termo nutrologia ainda tem denominações correspondentes como nutrologia médica, nutrologia funcional e nutrição médica, que são sinônimos e que representam por definição o termo nutrologia.


A atuação do nutrólogo é bastante abrangente, sendo que as principais áreas são:


  • Clínica Nutrológica Ambulatorial e Hospitalar,

  • Segurança e Política Alimentar,

  • Saúde pública,

  • Educação médica.

Suas atividades englobam atividades como:

- Diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, que são muito frequentes atualmente, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outros, podendo se utilizar de solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário;


- Identificar possíveis erros alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam cooperando para o quadro nutricional do paciente;


- Avaliar inter relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos;


- Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, principalmente de hábitos alimentares que possam ajudar na prevenção e tratamento de doenças;


- Avaliar, indicar, prescrever e acompanhar diariamente pacientes em terapia nutricional intra-hospitalar, seja por via enteral ou parenteral.


Uma outra atuação muito importante do nutrólogo é a participação na composição da equipe multidisciplinar de terapia nutricional para atender pacientes que precisam de nutrição enteral ou parenteral. O médico nutrólogo, ao lado de outros profissionais da saúde, ajuda a estimular o combate ao sedentarismo e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a prevenir doenças crônico-degenerativas, o que contribui para uma diminuição nas taxas de internação e permanência hospitalar.


Tanto a nutrição quanto a nutrologia cuidam da saúde das pessoas através da adoção de hábitos dietéticos saudáveis, então qual a diferença entre essas duas áreas?


O nutricionista, é o profissional formado em Nutrição. Isso significa que passou de 4 a 5 anos estudando com profundidade todos os aspectos relacionados à alimentação e suas consequências. Disciplinas como metabolismo energético, avaliação nutricional e química dos alimentos são comuns.


Já o nutrólogo é alguém formado em Medicina, mas fez uma especialização na área de Nutrologia. Isso significa que, no primeiro momento, ele estuda matérias como anatomia, patologia, farmacologia. Com isso, ele é apto para entender assuntos patológicos relacionados a distúrbios alimentares e a influência dos alimentos neles.


A atuação do nutricionista é mais limitada, isso porque os proble