Conheça os benefícios do Apocynum venetum L

Apocynum venetum L. (Apocynaceae, Luobuma) tem uma longa história com a medicina tradicional chinesa com usos para acalmar o fígado, reduzir estresse e ansiedade, dissipar o calor e promover a diurese. Recentemente, o chá de Luobuma foi comercializado como um suplemento sedativo e anti-envelhecimento e se tornou popular na América do Norte e Leste Asiático.


Estudos mais recentes demonstraram que Apocynum venetum possui ampla atividade farmacológica que inclui efeitos anti-hipertensivos, cardiotônicos, hepatoprotetores, antioxidantes, hipolipemiantes, antidepressivos e ansiolíticos, que podem ser explicados pela presença de vários compostos flavonoides nesta planta.


O uso tradicional de Apocynum venetum como um agente para desintoxicar a nicotina do tabaco indica também uma possível opção terapêutica para desintoxicar o corpo dos efeitos do cigarro. Com base em estudos em animais e ensaios clínicos, Apocynum venetum não causa efeitos adversos à saúde, mesmo em uso contínuo, por mais de três anos.


Apocynum venetum tem potencial terapêutico na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas, especialmente hipertensão, colesterol alto, neurastenia, depressão e ansiedade. Mais investigações são necessárias para explorar os compostos bioativos individuais responsáveis ​​por esses efeitos farmacológicos e seu modo de ação.


Estudos laboratoriais feitos em animais, com o intuito de avaliar a planta como ansiolítico e também na prevenção e tratamento de distúrbios do sono, indicam que o extrato de Apocynum venetum L é um agente ansiolítico eficaz e sugerem que as atividades dessa planta são mediadas principalmente por meio do sistema GABA, que atua interagindo com um sítio de ligação benzodiazepínico, e potencializa seu efeito através da afinidade dele com seu respectivo sítio de ligação. Ele aumenta a serotonina cerebral pois inibe a degradação da mesma.


Esse aumento é importante porque amplia indiretamente a produção endógena de melatonina, já que a serotonina se converte em melatonina, por isso tem um efeito relevante no sono, pois a melatonina é um componente chave para o sono. Também foi verificado através de testes de eletroencefalograma que o extrato de Apocynum venetum L aumentou em 7,6% o sono REM.


O nosso sono possui vários estágios, e o último estágio do ciclo, é o sono REM. Esse é o estágio mais difícil de se alcançar, pois é um estado mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar. É de extrema importância para nossa saúde, pois é quando produzimos hormônios relacionados à retenção de aprendizado em nossa memória.


Em modelo animal, foi capaz de reduzir a cromogranina A, uma glicoproteína secretada por tecidos neuroendócrinos, utilizada como marcador sérico em pacientes com diagnóstico de tumores neuroendócrinos. Além disso, foi observado aumento de serotonina.


Estudos com seres humanos também mostram efeito positivo na modulação do sono. Venetron pode ajudar as pessoas a dormirem rapidamente e alcançar o sono profundo. Portanto, a Apocynum venetum é considerada segura e eficaz para melhorar a qualidade do sono, modulação do stress e melhora da qualidade de vida.

Referências:

Xie W, Zhang X, Wang T, Hu J. Botany, traditional uses, phytochemistry and pharmacology of Apocynum venetum L. (Luobuma): A review. J Ethnopharmacol. 2012 May 7;141(1):1-8. doi: 10.1016/j.jep.2012.02.003. Epub 2012 Mar 6. PMID: 22421379.


Lau YS, Kwan CY, Ku TC, Hsieh WT, Wang HD, Nishibe S, Dharmani M, Mustafa MR. Apocynum venetum leaf extract, an antihypertensive herb, inhibits rat aortic contraction induced by angiotensin II: a nitric oxide and superoxide connection. J Ethnopharmacol. 2012 Sep 28;143(2):565-71. doi: 10.1016/j.jep.2012.07.012. Epub 2012 Jul 23. PMID: 22835814.


11 visualizações0 comentário