Conheça os benefícios do CINDURA!



Os compostos bioativos naturais são considerados as principais fontes de fitonutrientes utilizados para promover efeitos significativos para a saúde. No que diz respeito às suas propriedades, estudos comentam que esses fitoquímicos podem auxiliar de forma significativa os resultados dos exercícios físicos, melhorando a performance e o desempenho, aumentando a velocidade de recuperação muscular pós treinamento e otimizando o ganho de massa muscular e a diminuição de gordura corporal, desta forma otimizando as adaptações provenientes do exercício.


Nesse contexto, a junção de extratos de Garcinia mangostana e Cinnamomum tamala que são produtos naturais, demonstraram significância para o desempenho esportivo, sendo capazes de auxiliar no ganho de massa muscular, resistência e força e podem ser encontrados no produto patenteado chamado Cindura. Alguns estudos realizados ainda in vitro abordam que a associação desses dois componentes foi capaz de aumentar a biogênese mitocondrial, promover a ativação da via mTOR nas células musculares esqueléticas e estimular a eNOS em células endoteliais humanas.


A Garcinia mangostana é popularmente conhecida como mangostão e é cultivada em países do sudeste asiático, como Índia, Mianmar, Malásia, Sri Lanka e Tailândia. A polpa da fruta é branca, macia e suculenta, apresentando sabor levemente ácido e doce. O interior do mangostão já vem sendo utilizado por muitos anos como um medicamento tradicional no tratamento de doenças como infecções de pele, traumas, dores abdominais, disenteria e feridas. Além disso, ele possui alta quantidade de xantonas e α-mangostina, que de acordo com a literatura desempenham vários benefícios, incluindo atividades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e anti-lipogênicas.


O Cinnamomum tamala ou também conhecida como folha de louro indiana é um planta originária da Índia. Suas folhas aromáticas têm sido utilizadas para fins culinários e medicinais desde muitos anos em países asiáticos principalmente. Na medicina Ayurveda, as folhas e a casca de C. tamala são utilizados para tratar doenças como reumatismo, distúrbios cardíacos, cólicas, diarreia, náuseas e vômitos. Os principais componentes bioativos presentes nas folhas de C. tamala são α-pineno, canfeno, mirceno, limoneno, p-cimeno e outros compostos fenólicos. Além disso, seu extrato e óleo essencial têm demonstrado ótimas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidantes, antidiabéticas e hepatoprotetoras.


Em resumo, o presente ensaio clínico demonstra que a suplementação de GMCT em combinação com o treinamento de resistência é eficaz na promoção da força muscular, crescimento e na melhoria do desempenho de resistência em jovens do sexo masculino treinados com resistência. Este estudo também indica que os participantes toleram bem a suplementação de GMCT e têm benefícios substanciais na melhoria da massa corporal magra em conjunto com um programa de treinamento de resistência.


De acordo com um estudo randomizado a ingestão de cindura foi capaz de proporcionar o aumento da força máxima no exercício de supino e leg press, elevou a testosterona livre e o ganho de massa muscular e reduziu a gordura corporal em um período de 42 dias, através do consumo de 800mg de cindura por dia. Sendo assim, a suplementação sugerida de cindura é de 800mg/dia, junto a magnésio quelato 100mg e vitamina D 400-800 UI e deve ser ingerido 1 hora antes do treino ou em jejum acompanhado com o café da manhã nos dias de descanso.


Referências

Silva, M. D. P., & Carvalho, R. F. (2007). Mecanismos celulares e moleculares que controlam o desenvolvimento e o crescimento muscular. Revista Brasileira de Zootecnia, 36, 21-31.

Chaverri, J. P., RODRIGUEZ, N. C., IBARRA, M. O., & ROJAS, J. M. P. (2019). Medicinal properties of mangosteen (Garcinia mangostana).

Pedraza-Chaverri, J., Cárdenas-Rodríguez, N., Orozco-Ibarra, M., & Pérez-Rojas, J. M. (2008). Medicinal properties of mangosteen (Garcinia mangostana). Food and chemical toxicology, 46(10), 3227-3239.

Konda, M. R., Alluri, K. V., Janardhanan, P. K., Trimurtulu, G., & Sengupta, K. (2018). Combined extracts of Garcinia mangostana fruit rind and Cinnamomum tamala leaf supplementation enhances muscle strength and endurance in resistance trained males. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 15(1), 1-14.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo