top of page

Cuidados com o corpo para o verão


O final do ano está chegando e junto com ele as férias e os tão desejados dias de descanso ensolarados. Por esse motivo muitas pessoas buscam estratégias para cuidar do corpo durante o verão, visto que a frequência em tomar sol e aproveitar praias, piscinas e tempo ao ar livre aumentam muito nessa época do ano.


Se você deseja perder alguns quilos para aproveitar as férias existem muitas estratégias nutricionais que podem auxiliar no processo, dentre elas a principal se dá através da mudança no padrão alimentar, ou seja, reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas, sódio, corantes, aromatizantes, industrializados e ultraprocessados. Esses alimentos devem ser substituídos, por alimentos mais in natura tais como frutas, legumes e verduras. Através dessa alteração o corpo estará contanto com uma maior quantidade de vitaminas e minerais para desempenhar suas funções e consequentemente irá favorecer o emagrecimento.


Além disso, a prática de exercícios físicos regular é outro ponto fundamental para esse processo de emagrecimento, mas além disso ele também favorece o funcionamento do metabolismo como um todo e colabora para a promoção de saúde. Mas, é importante ressaltar que treinar em exposição direta ao sol pode ser perigoso, pois possível que ocorra desidratação e um aumento expressivo da temperatura corporal e por esse motivo os períodos em que o sol estiver mais forte devem ser evitados, normalmente das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde.


A busca pelo bronzeado perfeito é um desejo de muitas mulheres, porém é importante salientar que a exposição direta ao sol com essa finalidade e sem a devida proteção, faz com que os raios UVA e UVB estimulem o aceleramento do envelhecimento dos tecidos da pele e por conta disso também aconteça aumento na melanogênese, maior espessura da derme (segunda camada da pele) e diminuição da epiderme (primeira camada da pele) devido a diminuição das fibras de colágeno e elastina, consequentemente contribuindo para uma pigmentação irregular da pele e maior chance de rugas e linhas de expressão, ou seja, a exposição da pele a agentes agressores aumenta muito.


Desta forma, a utilização de filtro solar é imprescindível principalmente 30 minutos antes da exposição solar e deve ser reaplicado a cada duas horas em todo o corpo de forma uniforme, lembrando que seu uso deve ser contínuo mesmo que não ocorra a exposição ao sol.


Outro ponto que deve ser muito considerado no verão é a ingestão adequada de água, pois o nosso corpo necessita dela e o risco de desidratação é muito mais elevado nessa fase, pois a transpiração está aumentada por conta da manutenção da nossa temperatura corporal. O recomendado é que a ingestão de água seja de no mínimo 2 litros por dia, podendo ser aumentada de acordo com o nível de transpiração e tempo de exposição ao sol.


No entanto, ter mais atenção com os cuidados da pele e do corpo de modo geral e da alimentação não deve ser algo restrito apenas para o período anterior as férias, mas sim durante o decorrer do ano todo.


Referências

Draelos, Z. D. (2019). Cosmeceuticals. Evidence-Based Procedural Dermatology, 479–497. doi:10.1007/978-3-030-02023-1_30

Westall, F., & Brack, A. (2018). The importance of water for life. Space Science Reviews, 214(2), 1-23. https://doi.org/10.1007/s11214-018-0476-7

Berkey, C., Oguchi, N., Miyazawa, K., & Dauskardt, R. (2019). Role of sunscreen formulation and photostability to protect the biomechanical barrier function of skin. Biochemistry and biophysics reports, 19, 100657. https://doi.org/10.1016/j.bbrep.2019.100657

Mohania, D., Chandel, S., Kumar, P., Verma, V., Digvijay, K., Tripathi, D., ... & Shah, D. (2017). Ultraviolet radiations: Skin defense-damage mechanism. Ultraviolet Light in Human Health, Diseases and Environment, 71-87. DOI: 10.1007/978-3-319-56017-5_7


33 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page