Estratégias magistrais para o emagrecimento: exemplos práticos

O sobrepeso e a obesidade são um dos fatores de maior preocupação na área da saúde. No Brasil, segundo dados da última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, uma em cada quatro pessoas com 18 anos ou mais está obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atinge 60,3% da população acima de 18 anos, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% mulheres e 57,5% homens.


Os pacientes com sobrepeso e obesidade são mais propensos a sofrer de doenças cardíacas, diabetes melittus tipo 2, doenças articulares e outros. Além disso, o preconceito é um fator limitante na vida de quem sofre com o excesso de peso, o que gera dificuldade para relacionamentos sociais e afetivos e leva a quadros de ansiedade e depressão. A prevenção e o tratamento do sobrepeso e obesidade é multidisciplinar e abrange a adoção de hábitos de vida saudáveis, a prática de atividade física regular e alimentação equilibrada.


Os medicamentos supressores do apetite estão entre um dos recursos terapêuticos mais utilizados no emagrecimento. Dentre as terapias alternativas pode-se destacar o uso de florais, a atividade física e a fitoterapia. A fitoterapia, como dito em outros capítulos, é reconhecida pela utilização de plantas medicinais, isoladas ou associadas a outras formulações e apresenta efeitos positivos, dentre eles o emagrecimento.


Os medicamentos fitoterápicos utilizados para o emagrecimento atuam no organismo como aceleradores do metabolismo e/ou redutores do apetite, o que causa a redução do consumo alimentar. Além disso, auxiliam na redução dos níveis de colesterol, possuem ação diurética, antioxidante e lipolítica. Alguns exemplos de fitoterápicos que auxiliam no processo de emagrecimento são o Phaseolus vulgaris, extrato do feijão branco, a Cynara scolymus, extraído da Alcachofra, e a Camelia sinensis, extrato do chá verde.


Outros manipulados, como os nutracêuticos, podem ser utilizados como estratégias no processo de emagrecimento. Alguns produtos como os iogurtes, os shakes, os chocolates funcionais, as gomas e as balas tornam o processo de emagrecimento consistente e viável, pois auxiliam na compulsão alimentar e mantem o paciente em seu plano alimentar, o que gera maior adesão, além de serem práticos e fáceis de transportar. Os nutracêuticos são reduzidos em açúcares, podem conter ativos como o Hidroxitriptofano ou 5HTP que reduzem o apetite, são fontes de fibras, vitaminas e minerais, o que auxilia no emagrecimento saudável e duradouro.


27 visualizações0 comentário