Estratégias Nutricionais para a Fotoproteção

A exposição e a radiação solar são responsáveis por diversos danos na pele como degradações fotoquímicas, que geram rugas, manchas e ressecamento, e a fotoproteção é uma estratégia importante que deve ser usada para prevenir esses danos.



Para a proteção contra a radiação solar, deve-se ter como uma prática diária e fundamental, o uso de protetor solar, independente da época do ano. Mas, sabendo que a pele é um órgão e que todos os órgãos precisam de um bom fornecimento de nutrientes, podemos dizer que a pele também necessita disso para se manter saudável e equilibrada, realizando suas funções de fotoproteção, assim mostrando que, uma alimentação saudável também contribui para prevenção dos efeitos negativos da exposição solar.

Dentre as substâncias necessárias, os compostos antioxidantes são indispensáveis pois são capazes de atenuar os produtos intermediários reativos produzidos devido ao estresse fotoxidativo. Além dos antioxidantes, os micronutrientes também são importantes pois contribuem na absorção dos raios UV e modulação das vias de sinalização que são ativadas pela exposição à raios UV.

Existem substâncias que são considerados compostos fotoprotetores, como os carotenoides, flavonoides, Oli-ola e Polypodium, pois podem ser associados ao combate dos radicais livres.

O Oli-Ola é um composto natural fotoprotetor, extraído do fruto da oliveira. Pode ser considerado um nutricosmético já que é benéfico para a pele, melhorando a maciez, uniformidade e iluminação. Esse composto auxilia na diminuição da inflamação da pele ocasionada por procedimentos estéticos. E além de benefícios para pele, esse composto tem ação cardioprotetora comprovada pois ajuda na redução do colesterol.

Dentre seus mecanismos de ação, temos a estimulação da produção de óxido nítrico, que estimula a renovação celular; Retarda reações oxidativas envolvidas na melanogênese, assim melhora a uniformização do tom da pele; prevenção e diminuição da acne e da hiperpigmentação, através de inibição de enzimas relacionadas a inflamação; Estimulação da proliferação e atividade celular dos fibroblastos, melhorando a firmeza e elasticidade da pele; Proteção contra os danos oxidativos causados pelos raios UV.

O Polypodium leucotomos é uma planta que apresenta funções anti-inflamatórias, com diminuição de citocinas e inibição de leucotrienos.

Dentre as principais propriedades dessa planta, pode-se citar a cicatrizante; estimulante cerebral; anti-inflamatória e antioxidante; imunomodulador; previne o fotoenvelhecimento; protege o DNA celular.

E o Polypodium leucotomos tem indicação para fotoproteção, auxílio no tratamento de Alzheimer, psoríase. Dermatite e para prevenção do fotoenvelhecimento.

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma