top of page

Ferula asafoetida: o que pode fazer pela sua saúde?


Atualmente, os transtornos de saúde mental são descritos como uma epidemia global. Pesquisas sugerem que uma variedade de mudanças no estilo de vida e no ambiente pode estar impulsionando pelo menos uma parte do aumento da prevalência. Outras pesquisas mostram a forte relação entre a microbiota intestinal (bem como a integridade funcional relacionada do trato gastrointestinal) e a saúde mental. Pensando nisso e entendendo que a alimentação também desempenha um papel importante nos conceitos de doença e cura, entenderemos o que a Ferula asafoetida pode fazer pela sua saúde.


Sabendo que o intestino dos nossos pacientes é seu segundo cérebro e precisa ser bem cuidado, a Ferula asafoetida pode ser uma grande aliada na regularização da flora e epitélio intestinal. Isso, pois, o tratamento da disbiose abrange duas linhas, uma dietética, por meio da ingestão de alimentos que beneficiam a constituição da microbiota intestinal, e outra utilizando ativos medicinais.


A microbiota intestinal consiste em uma vasta comunidade bacteriana que reside principalmente no intestino inferior e vive em uma relação simbiótica com o hospedeiro. Um sistema de comunicação neuro-humoral bidirecional, conhecido como eixo intestino-cérebro, integra o intestino do hospedeiro e as atividades cerebrais.


O acúmulo de maus-tratos com a função intestinal afeta o equilíbrio da microbiota intestinal, fazendo com que as bactérias nocivas aumentem, configurando uma situação de risco. Algumas destas bactérias podem colonizar o intestino delgado, com consequências bem sérias como nutrientes digeridos erradamente e a combinação de toxinas com proteínas, formando peptídeos perigosos. Este processo é chamado disbiose, um distúrbio cada vez mais considerado no diagnóstico de várias doenças e caracterizado por uma disfunção colônica devido à alteração da microbiota intestinal, na qual ocorre predomínio das bactérias patogênicas sobre as bactérias benéficas.


A Ferula asafoetida (Asafin®) tem grande importância medicinal nesses casos, pois é uma planta popular no oriente médio utilizada como medicamento natural, podendo ser preparada em forma de chá ou consumida em sua forma natural, como um legume. A Ferula, uma especiaria de cozinha indiana popular, possui propriedades ativas, antiespasmódicas, expectorantes, estimulantes e vermífugas. Assim, ela é usada, principalmente, como um ativo eficaz para várias doenças do estômago, agindo em caso de flatulência e distensão estomacal. A integridade intestinal está ligada a um equilíbrio das bactérias intestinais e à nutrição saudável de enterócitos e colonócitos, que são células da mucosa intestinal.


A Ferula tem sido conhecida como um dos melhores remédios disponíveis para a flatulência e é um ingrediente essencial para a maioria dos pós-digestivos. Em caso de flatulência e distensão do estômago, a asafoetida pode ser dissolvida em água quente e uma almofada de pano mergulhada nela pode ser usada para fomentar o abdômen. A exposição do íleo pré-contraído por acetilcolina, histamina e KCl ao extrato de goma de Ferula produz um relaxamento, dependendo da concentração. Além disso, a Ferula assa-foetida é considerada a principal fonte de asafoetida. Porém, a oleo-goma-resina de asafoetida, com todos os seus benefícios, precisa de uma formulação estável adequada para suplementação humana. Essa formulação foi desenvolvida pela Simple Pharma para que, assim, a asafoetida possa ser utilizada como ativo, atuando na recuperação do intestino irritado e inflamado.


O Asafin® trata-se de um ativo obtido da Ferula asafoetida capaz de auxiliar e promover um ambiente adequado para recuperação intestinal. Assim sendo, o ativo é excelente para uma boa modulação intestinal, mirando a construção de uma microbiota saudável.


Referências bibliográficas



629 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page