Inflamação e Magnésio

O Magnésio é um mineral amplamente encontrado nas plantas, humanos e animais. Nos humanos, o magnésio pode ser encontrado nos ossos, músculos, tecidos, fluidos e sangue.

O magnésio é muito importante pois é cofator de mais de 350 processos enzimáticos diferentes, como equilíbrio do sistema nervoso, renovação de energia do corpo, função muscular, regulação da pressão sanguínea e níveis de açúcar sanguíneo, saúde óssea, movimentos musculares, equilíbrio dos fluidos, formação de proteínas, regulação cardiovascular, manutenção dos genes, entre outras funções.

O magnésio pode ser encontrado em grãos como, semente de abóbora, castanha-do-Pará, amêndoas, semente de gergelim, semente de linhaça, aveia, entre outros. O déficit de magnésio pode ser causado devido a uma dieta rica em açúcar refinado e álcool, altos níveis de estresse e resistência insulínica. É necessário manter os níveis de magnésio sempre adequados, já que esse é um nutriente essencial para muitas funções do corpo.

Novos estudos, com diferentes perspectivas, com o magnésio mostram que, além de todas as funções mais conhecidas no organismo, esse mineral também apresenta propriedades anti-inflamatórias.

Observou-se que, baixas quantidades de magnésio aumentam o risco de inflamação, e se isso estiver associado com altos níveis de cálcio, o aumento é ainda maior. E também, diversos estudos mostram a existente relação entre o magnésio e a Proteína C Reativa (PCR), que é considerado um marcador biológico de inflamação no corpo, onde a ingestão de magnésio é inversamente relacionada a elevação de PCR no sangue.

Em relação ao magnésio, cálcio e inflamação, estudos mostram que os níveis baixos de magnésio estão associados ao aumento do estresse oxidativo e inflamação, e que esta resposta inflamatória é possivelmente causada pois, quando existe menos magnésio no sangue, ocorre também o aumento da entrada de cálcio nas células. Isso leva a uma sinalização que resulta no aumento da liberação de citocinas e neuropeptídios inflamatórios, prostaglandinas e leucotrienos.

Assim, pode-se concluir que, além de todas as funções já conhecidas e estudadas, o magnésio mostra-se cada vez mais, uma ferramenta para detecção de estado inflamatório, fazendo assim esse mineral se tornar ainda mais relevante.

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma