Inflamação e Sistema Nervoso Central

Hoje, No Blog da Simple Pharma, dando continuidade a série de conteúdos sobre inflamação, vamos falar sobre o sistema nervoso, destacando como ele reage frente aos mecanismos inflamatórios e quais são as principais consequências neste tecido.


Os Dois Lados da Moeda

A nível cerebral, a inflamação também pode ser um fator tanto positivo quanto negativo. Neste sentido, de maneira negativa, o cérebro é acometido por citocinas inflamatórias e sofre danos, como veremos a seguir. Já quando falamos dos desfechos benéficos da neuroinflamação, esses são representados por respostas imunológicas locais que visam eliminar uma ameaça e, portanto, são essenciais.

Microglia e Inflamação

Para entender a associação entre inflamação e sistema nervoso, precisamos conhecer a micróglia, que é um tipo de célula neural com função similar os leucócitos sanguíneos, ou seja, são células de defesa e reparo. Essas células fazem parte do processo inflamatório e consequentemente do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. O estímulo para ativação da micróglia acontece na presença de patógenos, estímulos anormais, danos ao tecido, neurotoxinas, infecções ou lesões. Ainda, numa situação de inflamação crônica, essas células permanecem ativadas por longos períodos, liberando cada vez mais moléculas que contribuem para a neurodegeneração.

Espécies Reativas de Oxigênio

Também já abordamos sobre as espécies reativas de oxigênio por aqui, mas só para reforçar, são aquelas moléculas capazes de causar danos ao DNA. Quando uma célula sofre com o estresse oxidativo, existe a produção exacerbada de mediadores inflamatórios, como IL-1, IL-6 e TNF-a, que também induzem o envelhecimento das células neurais de defesa. Além disso, a exposição do cérebro aos radicais livres durante a vida, podem causar disfunções mitocondriais e uma vez que isso acontece, a produção de espécies reativas de oxigênio também aumenta.

Doenças Neurodegenerativas

As doenças neurodegenerativas associadas à ativação anormal da micróglia são desenvolvidas devido ao aceleramento do processo de envelhecimento, as principais são: Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e ainda transtornos psiquiátricos, como estresse, depressão e esquizofrenia.

Considerações Finais

Fatores como envelhecimento, poluição do ar, estresse oxidativo e infecções aumentam a produção de mediadores da inflamação, que ativam de maneira exacerbada a micróglia e alteram a fisiologia neuronal. Inibir as citocinas e demais componentes inflamatórios pode ser uma abordagem terapêutica eficaz para mitigar a progressão de doenças neurodegenerativas. Dessa forma, alguns nutrientes podem ser benéficos para prevenir ou retardar o envelhecimento da micróglia, sobretudo os antioxidantes.

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma