top of page

Inflamação e Alterações Hormonais

Atualizado: 21 de jul. de 2022

Hoje no Blog da Simple Pharma vamos relacionar este tema com os hormônios. De acordo com os conteúdos anteriores, o sistema endócrino também é comprometido pelos processos inflamatórios. Abaixo, acompanhe alguns exemplos:


Insulina

As alterações no metabolismo da glicose são decorrentes principalmente da inflamação nos tecidos adiposo, hepático e muscular, que desencadeiam uma resposta inflamatória crônica de baixo grau, contribuindo para a resistência à ação da insulina. O principal efeito deletério da desregulação da insulina é compreendido quando entendemos o que acontece: o ambiente inflamatório, mediado pela produção exacerbada de citocinas, impactam no funcionamento do receptor de insulina, que é fosforilado, isto é, ativado no aminoácido incorreto, não completando a cascata de captação da glicose, justamente por não ocorrer a translocação do seu transportador (GLUT4) para a membrana celular, aumentando a glicemia de forma crônica.


Hormônios Tireoidianos

A tireoide é uma glândula com alta influência no metabolismo de forma geral, principalmente em relação ao gasto energético, podendo também influenciar a regulação dos sistemas antioxidantes. Quando em condições inflamatórias, os próprios hormônios da tireoide podem agir como moléculas pró-inflamatórias e potencialmente causar danos ao DNA. Contudo, este é um ambiente que deve ser interpretado com cautela, pois a inflamação pode ser sistêmica e/ou em decorrência de uma doença autoimune.


Hormônios Sexuais

Em relação às respostas imunes do processo inflamatório, existem algumas especificidades que variam de acordo com os hormônios sexuais, que podem desequilibrar o eixo HPA e desencadear uma resposta inflamatória que acaba por ativar as micróglias, desempenhando papel fisiopatológico central na depressão.


Considerações Finais

Se você acompanhou todo o conteúdo sobre inflamação aqui no Blog da Simple Pharma, compreendeu que a resposta inflamatória não é meramente um evento local, mas uma reação complexa e extensa que acontece no organismo como um todo. Nossos sistemas são complexos e se intercomunicam, são como engrenagens, ou seja, quando um não funciona muito bem, irá refletir diretamente no desempenho do próximo. Além do mais, precisamos enxergar as funções metabólicas de forma holística, pois por mais que estudamos os mecanismos separadamente, todas as reações acontecem de forma simultânea. Por fim, de maneira muito abrangente, percebemos como a nutrição é capaz de atuar a níveis moleculares, onde a resposta é dependente do estímulo que ocorre com maior frequência. Esperamos que tenha expandido seus conhecimentos sobre o assunto com essa série, até a próxima!



Saiba mais sobre estratégias nutricionais utilizadas

no combate à inflamação crônica nesse e-book gratuito:


bottom of page