top of page

Inflamação e Micronutrientes

Atualizado: 19 de jul. de 2021

É claro a existência de uma relação próxima entre os micronutrientes e a inflamação. Sabe-se que o estado nutricional com deficiências de micronutrientes associa-se com aumento da inflamação e estresse oxidativo, e consequentemente prejudica o sistema imunológico.



Pode-se definir inflamação como um conjunto de alterações bioquímicas, imunológicas e fisiológicas que ocorrem em resposta a algum estímulo agressivo ao organismo. Durante a resposta inflamatória, moduladores inflamatórios atuam de maneira local ou sistêmica, através da ativação de outras células envolvidas no processo de inflamação, como fibroblastos e fagócitos, para assim ampliar a resposta ao agente agressor e modular a inflamação, até cessá-la.

Em relação aos micronutrientes mais especificamente, o Zinco é considerado agente antioxidante e anti-inflamatório. Na inflamação, ocorre ativação das vias inflamatórias de sinalização de diversos compostos como citocinas, Proteína C Reativa (PCR). A suplementação de Zinco age aumentando as propriedades anti-inflamatórias, já que diminui as citocinas e PCR no sangue.

O Selênio tem potente propriedades antioxidantes, e por isso pode contribuir para a redução do estresse oxidativo através do controle da quantidade de radicais livres pela neutralização deles, assim protegendo as células. Além disso, estudos mostram que o Selênio reduz os níveis sanguíneos de biomarcadores de inflamação como a PCR.

Assim como o Selênio, estudos mostram também que a Vitamina C pode contribuir para modulação e diminuição da inflamação, já que a suplementação dessa vitamina gerou a diminuição de um dos principais marcadores de inflamação, a PCR, ou seja, a vitamina C é inversamente relativa à PCR, e vice-versa.

A Vitamina A está relacionada com a melhora de processos inflamatórios que causam dores musculares, normalmente relacionados a prática de exercícios físicos. Além disso, estudos mostraram que essa vitamina também está relaciona com a inflamação, já que a suplementação de Vitamina A levou a diminuição dos níveis sanguíneos de MCP-1, que é um dos principais mediadores inflamatórios.

Estudos também mostram relação entre inflamação e Vitaminas do Complexo B, já que essas vitaminas podem melhorar os sintomas de depressão, e sabe-se que nos pacientes com depressão pode-se observar estado inflamatório e respostas pró-inflamatórias. Além disso, o Complexo B contribui para reduzir a dor e inflamação relacionada ao sistema muscular, normalmente consequente de exercícios físicos.

bottom of page