top of page

Intestino e Estética: Conheça a Relação

Atualizado: 21 de jul. de 2022

A saúde da pele pode ser o resultado de diversas questões. De genética e hormônios a dieta e nutrição, a pele geralmente é um reflexo do que está acontecendo internamente no corpo. Portanto, não deve ser surpresa que um intestino não saudável possa se manifestar através de doenças de pele. Por outro lado, um intestino saudável pode ajudar a evitar possíveis preocupações com a pele.



Existe um eixo muito importante entre a pele e o intestino, e é através desse eixo que se estabelece a relação entre a saúde intestinal e a saúde da pele.

Sabe-se que se a microbiota intestinal está desequilibrada, seja por estresse ou dieta, a microbiota será colonizada por bactérias patogênicas, causando inflamação, que pode ter consequências na pele, com espinhas, vermelhidão e até rugas.


Estudos mostram que esse eixo é importante pois a microbiota pode sim influenciar na pele, e que através da modulação de bactérias benéficas ao intestino, é possível prevenir ou tratar doenças inflamatórias de pele, como acnes, rosácea, entre outras.


O intestino tem um papel altamente imunorregulador. Vários alimentos ingeridos ou bactérias que colonizam o intestino podem causar inflamação. Essa inflamação no intestino libera citocinas pró-inflamatórias por todo o corpo. A pele é o maior órgão do corpo e reage a essas citocinas inflamatórias de várias maneiras, resultando em diferentes formas de doenças de pele.


Estudos mostram que esse eixo é importante pois a microbiota pode sim influenciar a pele, e que através da modulação de bactérias benéficas ao intestino, é possível prevenir ou tratar doenças inflamatórias de pele, como acnes, rosácea, entre outras.


Considerando como intimamente a pele e o intestino estão conectados, uma boa saúde da pele precisa incluir bons cuidados diários com a pele, mas também é preciso considerar o que está acontecendo por dentro. É necessário olhar para o que está sendo ingerido, a fim de minimizar a irritação e inflamação intestinal, avaliar os níveis de estresse, incluindo sono e fazer o possível para manter uma população bacteriana saudável.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais em procedimentos

estéticos nesse e-book gratuito:


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page