Micronutrientes para a Saúde Fértil

Você como nutricionista ou profissional da área da saúde, já pode ter percebido que a nutrição é uma ciência que quando colocada na prática adequadamente, pode proporcionar benefícios incríveis a vida do seu paciente. Dentre eles, a continuidade das famílias, ou seja, a continuação da espécie humana depende da capacidade fértil das pessoas. Sobre este assunto, quero falar com você hoje aqui no Blog da Simple Pharma, como a nutrição, mais especificamente os micronutrientes, podem auxiliar na saúde fértil da sua paciente.



Mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas que desempenham papel fundamental na manutenção da saúde do oócito e também na motilidade dos espermatozoides. Ou seja, é de se esperar que o cuidado com a saúde mitocondrial seja um fator importante na fertilidade. Assim, alguns micronutrientes podem auxiliar a melhora da saúde mitocondrial, como as vitaminas A, C, D, E, K, complexo B, coenzima Q10, ácido alfalipóico, zinco, selênio, magnésio, cobre, manganês, compostos bioativos, fitoquímicos e antioxidantes.

Como justificativa, esses micronutrientes são necessários para entre outros efeitos, o bom funcionamento e proteção das mitocôndrias. Saiba que a partir da inclusão regular desses nutrientes na dieta do indivíduo, tais ajustes dietéticos não farmacológicos são necessários tanto para diminuir a infertilidade, como para que haja a mitigação do estresse oxidativo, que é outro disseminado co-fator prejudicial da maturação ovocitária. E para que esses efeitos sejam verificados possivelmente na prática clínica, alguns dos compostos disponíveis e com embasamento científico, são o ácido fólico, a coenzima Q10, o beta-caroteno, o folato, e as vitaminas C e E.


A nível hormonal

Principalmente pela população geral, um ponto muitas vezes não levado em consideração na hora de se pensar em como melhorar a fertilidade, são as desordens metabólicas associadas a dietas hipercalóricas e com excesso de gordura saturada e trans, açúcares simples e aditivos químicos, que podem levar à síndrome metabólica. A síndrome metabólica é ligada a fertilidade feminina através de danos na saúde do oócito, ou de modificações no eixo hipófise-pituitária-adrenal (HPA), resultando em um disfuncionamento da ovogênese.

Não vou entrar em quantidades ou detalhes da prescrição dietética aqui com você, pois a nutrição é uma ciência que deve ser individualizada ao máximo para cada pessoa. Porém, entenda que para atuar na melhora da saúde fértil, certos grupos alimentares e nutrientes têm se mostrado benéficos na saúde reprodutiva. Dentre os quais, vou mencionar as frutas e os vegetais, que apresentam antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ser benéficos para a fertilidade.

Por outro lado, sabemos da correria do dia, a dia da maioria dos pacientes, e assim, lembre-se de que há inúmeros suplementos e manipulados que podem auxiliar a melhorar a saúde e suprir as carências nutricionais do seu paciente. Muito obrigado por ter dedicado parte do seu tempo para vir estudar conosco, e conte para o que for preciso com os seus amigos da Simple Pharma. Até logo!

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma