top of page

O controle da Inflamação na Fertilidade

Atualizado: 21 de jul. de 2022

No post de hoje aqui do Blog da Simple Pharma, vou te contar um pouco sobre como você pode fazer o controle da inflamação, de modo que não afete diretamente a fertilidade.



Doenças inflamatórias crônicas

Para iniciar, saiba que há doenças inflamatórias crônicas dependentes de estrogênio, como a adenomiose, que afeta diretamente a fertilidade feminina e têm manifestações clínicas prejudiciais ao processo. Sobre o tema, tais fatores que afetam a fertilidade são útero aumentado, menstruação excessiva, dismenorreia e consequentemente, redução da fertilidade. A adenomiose é mais comum em mulheres em idade fértil e também, frequentemente, é associada a doenças como leiomiomas uterinos e pólipos endometriais.


Benefícios hormonais

Contudo, o controle da inflamação é importante não apenas para os casos de adenomiose, leiomiomas uterinos ou pólipos endometriais, pois pode advir da regularização da secreção dos hormônios adrenocorticotróficos, e ter como resultado a normalização da atuação do estrogênio e da progesterona, nos quais são hormônios fundamentais para a promoção da fertilidade.


Outros efeitos

Mais especificamente sobre a fertilidade, fatores como ingerir excessivamente alimentos industrializados, gorduras trans e saturadas, açúcar e farinhas, desregulam a função intestinal e as funções nervosas, incluindo hormônios que estão interligados com a fertilidade masculina e feminina. Todo esse comportamento alimentar gera disbiose, permitindo que seja criado um quadro de inflamação crônica. Por sua vez, a inflamação crônica pode levar a resistência à insulina, na qual altera o comportamento hormonal e pode agravar sintomas da SOP e da Endometriose, por exemplo. E sabe por que saber dessa relação é tão importante?

A SOP e a Endometriose, apesar de ainda não existirem mecanismos exatos que relacionam essas alterações a infertilidade, frequentemente são ligadas a maior dificuldade para engravidar e tal quadro, também já dispõe de associação com a disbiose intestinal. Inclusive, ter uma saúde intestinal desregulada, pode alterar o comportamento de alguns genes em nosso corpo, fazendo com que durante uma possível gestação, o bebê comece a ser programado geneticamente para ter doenças crônicas durantes suas fases de desenvolvimento.


Muito obrigado pela sua companhia na leitura deste post. Em nome do nosso time da Simple Pharma, espero que este conteúdo tenha sido de grande valia aos seus estudos. Continue nos acompanhando e conte com os seus amigos da Simple Pharma para o que precisar.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais utilizadas no

combate à inflamação crônica nesse e-book gratuito:





bottom of page