top of page

O que os estudos científicos dizem sobre o Morosil®?


Morosil® - um ativo com respaldo da ciência


Os potenciais atribuídos ao ativo obtido das laranjas moro de controlar o ganho de peso, reduzir a acumulação lipídica nos adipócitos, melhorar o lipidograma e diminuir medidas atribuídas ao Morosil® possuem significativo respaldo na literatura científica.


Os mecanismos de ação dos compostos bioativos (antocianinas, ácido ascórbico, flavonóides e ácidos hidroxicinâmicos) presentes na suplementação, foram identificados graças aos estudos in vitro e in vivo. Mas, como o mais importante é que esses efeitos sejam observados em seres humanos, os resultados também puderam ser replicados em indivíduos com excesso de peso tratados de forma contínua com o ativo, proporcionando redução das medidas e do IMC.


O que dizem os estudos?


Os resultados antiobesidade e antioxidantes encontrados são atribuídos às classes de compostos bioativos presentes abundantemente nas laranjas moro, especialmente as antocianinas e mais particularmente á antiocianina específica C3G. Um estudo in vitro foi capaz de observar tais atividades durante o processo de diferenciação de pré adipócitos em adipócitos maduros.


Entre os parâmetros analisados no estudo, podemos citar: a produção de espécies reativas de oxigênio, o conteúdo de grupos tiol não proteicos, a secreção de adipocinas, o acúmulo de triglicerídeos e a expressão de mRNA de fatores de transcrição lipogênicos. A observação da regulação de vias adipogênicas, com possível participação da alteração do estado redox das células, é colocada como responsável pelos resultados observados.


No entanto, para garantir a eficácia do ativo, tais observações precisavam ser traduzidas em efeitos positivos em indivíduos reais. Para isso, foi realizado um estudo com indivíduos portando IMC entre 25 e 35 kg/m2, tratados por 12 semanas com 400mg de Morosil® por dia.


No grupo tratado com o ativo, houve redução significativa do IMC (1.11 ± 0.09 kg/m2) comparado com o grupo controle, que recebeu um placebo. Nesse mesmo estudo, as medidas de circunferência da cintura (7.08 ± 1.33 cm) e do quadril (5.96 ± 0.97 cm) também sofreram redução significativa entre aqueles que receberam a suplementação de Morosil®.


Como a ciência mostra, aliado à estratégias dietéticas e de estilo de vida, que são a base para o emagrecimento saudável, o uso do Morosil® pode ser uma estratégia eficiente para potencializar os resultados de perda de peso. Além disso, é importante considerar que o ativo também é capaz de proporcionar melhora em parâmetros de saúde, visto que apresenta efeitos benéficos sobre o aumento da sensibilidade à ação da insulina, redução dos triglicerídeos e colesterol (devido à capacidade de diminuir a HMG-CoA redutase) e melhora do funcionamento hepático (graças à redução da expressão de genes lipogênicos e aumento daqueles lipolíticos no contexto deste órgão).


Referências bibliográficas

Tomasello, B., Malfa, G. A., La Mantia, A., Miceli, N., Sferrazzo, G., Taviano, M. F., … Acquaviva, R. (2019). Anti-adipogenic and anti-oxidant effects of a standardised extract of Moro blood oranges (Citrus sinensis (L.) Osbeck) during adipocyte differentiation of 3T3-L1 preadipocytes. Natural Product Research, 1–8. doi:10.1080/14786419.2019.1660337


Cardile, V., Graziano, A. C. E., & Venditti, A. (2015). Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis(L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Natural Product Research, 29(23), 2256–2260. doi:10.1080/14786419.2014.1000897

1.748 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page