top of page

Okralin™ na prática clínica: Como prescrever?

Atualizado: 31 de jan. de 2023


Primeiramente, uma breve apresentação do Okralin™


O Okralin™ é um ativo que possui poder aglutinante de gordura: ou seja, ao ser ingerido, é capaz de produzir um gel no trato gastrointestinal “aprisionando” a gordura alimentar, o que impede sua digestão e absorção. Esse gel é eliminado nas fezes, de forma natural e segura, sem nenhum tipo de prejuízo ao funcionamento intestinal.


Obtido através do fruto do Abelmoschus esculentus, também conhecido como okra ou quiabo, o ativo conta com a presença da pectina, inulina (duas fibras solúveis) e ácido cítrico. Sua capacidade de reduzir a absorção da gordura presente nos alimentos contribui para o processo de emagrecimento.


A combinação dos ativos presentes no Okralin™ não causa prejuízo na absorção das vitaminas lipofílicas e a presença de fibras solúveis com importante poder prebiótico é ainda, capaz de produzir efeito benéfico na microbiota intestinal. Seus efeitos chegam a ser até 4x mais potentes que outras substâncias que possuem o mesmo poder aglutinante de gordura, como a quitosana animal e o Nopal.


Quais são as indicações de uso do Okralin™ ?


Seu uso é considerado uma estratégia complementar à perda de peso, auxiliando na diminuição de medidas corporais, através da inibição da absorção de gorduras e calorias, sem alterar o funcionamento do intestino.


De acordo com a sua apresentação, em pó, é ideal para ser manipulado em cápsulas. A estratégia de suplementação do ativo pode ser feita de duas formas:

  • De forma contínua, recomenda-se uma dose de 600mg, 15 minutos após as refeições principais.

  • Como uma estratégia pontual, para reduzir a absorção dos lipídios naqueles pacientes que têm um maior nível de restrição mas que acabam fazendo refeições eventuais com maior quantidade de gordura. Nesse caso, recomenda-se o uso de dose entre 1,3 a 2,6g.

No manejo do peso, o primeiro passo fundamental é o ajuste dos fatores de estilo de vida: alimentação, exercício físico e sono. No quesito nutricional, uma dieta simplesmente hipocalórica não é suficiente, com outros parâmetros importantes do planejamento alimentar devendo ser levados em questão (e se você quiser saber quais são eles, continue na leitura desse texto pois temos um presente para você ao final).


No entanto, chega um momento em que estratégias adicionais são de grande valia para manter a perda de peso acontecendo, o que repercute diretamente na motivação do paciente em continuar no processo.


Nesse cenário, o Okralin™ pode ser manipulado associado a outros ativos que atuam no gerenciamento do peso e redução de medidas, como o Morosil® (nesse caso, recomenda-se a suplementação contínua, associada à 400 mg do ativo obtido das laranja moro).


Sabemos que a perda de peso tem sido uma demanda cada vez maior na busca pelo acompanhamento nutricional. Conhecer possibilidades de estratégias que potencializam esse resultado pode ser um grande diferencial no resultado entregue aos pacientes.


Referências bibliográficas

Lâmina do fabricante do ativo


Lattimer JM, Haub MD. Effects of dietary fiber and its components on metabolic health. Nutrients. 2010 Dec;2(12):1266-89. doi: 10.3390/nu2121266.


Durazzo, Alessandra et al. Abelmoschus esculentus (L.): Bioactive components’ beneficial properties— Focused on antidiabetic role—For sustainable health applications. Molecules, v. 24, n. 1, p. 38, 2019. DOI: 10.3390/molecules24010038


683 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page