top of page

Os benefícios da Pirroloquinolina Quinase na saúde mitocondrial

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Você sabia que as mitocôndrias são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo? Isso por desempenharem um papel importante na geração de energia, realizando diversas reações até por fim produzir o ATP. Entretanto, devido a complexidade dessa via, precisamos procurar sempre estratégias que protejam e beneficiem as mitocôndrias. Nesse sentido, encontramos alguns suplementos que atuam diretamente nesse meio, como a Pirroloquinolina Quinase (PQQ).



O que é a Pirroloquinolina Quinase?

Falando um pouco sobre a PQQ, essa é um sal dissódico de quinona não sintetizado pelo nosso corpo. Em relação a suas fontes, a salsinha, chá verde, pimentões verdes, batata e batata doce são os principais alimentos que fornecem a PQQ e estão presentes em nosso cotidiano. Como principal característica, a PQQ tem sido considerada uma vitamina do complexo B, possuindo um potencial biogênese e antioxidante.

O potencial biogênico da Pirroloquinolina Quinase sobre a mitocôndria

Nos últimos anos foi demonstrado que a PQQ apresenta uma influência benéfica sobre as mitocôndrias, principalmente pela ativação da PGC-1α, proteína responsável pelo desencadeamento da biogênese mitocondrial, levando ao aumento do número e funcionalidade da organela.


Ação antioxidante da Pirroloquinolina Quinase

Em nosso organismo, a PQQ pode ser facilmente reduzida à sua forma PQQH2 por algumas enzimas, como a glutationa. Assim, alguns estudos mostram que a PQQH2 apresenta forte capacidade antioxidante, maior do que a própria vitamina C. Nesse sentido, os estudos relacionam a PQQ principalmente a proteção neuronal, evitando a morte celular por estresse oxidativo. Por fim, graças a essas ações, sua suplementação é indicada principalmente para a prevenção do envelhecimento celular pelo acúmulo de espécies reativas de oxigênio, de doenças neurodegenerativas e para quem procura melhora da função cognitiva.


Para um estudo mais aprofundado sobre o tema, segue algumas sugestões de leitura:

Artigo:


2.226 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page