top of page
  • iara124

Própolis mais® vs. própolis: qual a diferença?



A própolis é uma resina natural complexa, produzida pelas abelhas, usada principalmente para a prevenção de insetos, microorganismos e reparo das colmeias. Além disso, os humanos também se beneficiam da própolis por suas propriedades biológicas, como anti inflamatórias, imunomoduladoras, antitumorais, antioxidantes, entre outras. No Brasil, existem diversos tipos de própolis e cada um tem seus benefícios para a saúde.


A própolis varia na sua coloração (verde, marrom e vermelha) e consistência. Isso depende, dentre outros fatores, da espécie de abelha que a produz. A própolis mais comum do mercado farmacológico é a própolis marrom, a qual apresenta prioridades antimicrobiana, antioxidantes e bactericidas, as quais auxiliam no tratamento de resfriados, gripes e dores de garganta.


Já com relação à própolis vermelha, é considerada o tipo mais potente. Sua composição química é complexa, sendo identificados mais de 300 componentes. Os principais são: terpenos, flavonóides, ácidos aromáticos e ácidos graxos, além de elementos inorgânicos, como cobre, ferro e cálcio. Por conta dessa diversidade, a própolis vermelha possui ampla atividade biológica, incluindo ações analgésicas, antioxidantes, antiinflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas, antiparasitárias, antivirais e efeitos quimiopreventivos.


Já a própolis verde é conhecida por aumentar a imunidade e ajudar na defesa do sistema imunológico. Dentre todos os tipos, ela é a mais rica em substâncias e em termos nutritivos. Por isso, possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti inflamatórias, as quais são responsáveis por elevar a imunidade do organismo. Devido às substâncias presentes em sua formulação, ela auxilia no combate de radicais livres e inibe o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, além de prevenir o estresse oxidativo.


No entanto, a combinação dos três tipos proporciona melhores resultados, uma vez que seus variados componentes atuam em sinergia. Essa combinação é conhecida como Própolis Mais®. Além dos benefícios advindos da própolis marrom, ela também apresenta vantagens por incluir a própolis vermelha e a verde. Dessa forma, sua formulação pode ampliar as melhorias obtidas por todos os tipos de própolis.




Referências Bibliográficas:


ZULLKIFLEE, Nadzirah; TAHA, Hussein; USMAN, Anwar. Propolis: its role and efficacy in human health and diseases. Molecules, [S.L.], v. 27, n. 18, p. 6120, 19 set. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/molecules27186120.

RUFATTO, Luciane Corbellini; SANTOS, Denis Amilton dos; MARINHO, Flávio; HENRIQUES, João Antonio Pêgas; ELY, Mariana Roesch; MOURA, Sidnei. Red propolis: chemical composition and pharmacological activity. Asian Pacific Journal Of Tropical Biomedicine, [S.L.], v. 7, n. 7, p. 591-598, jul. 2017. Medknow. http://dx.doi.org/10.1016/j.apjtb.2017.06.009.


5.256 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page