top of page

Privação de Sono

Atualizado: 21 de jul. de 2022

Hoje, no Blog da Simple Pharma vamos falar um pouco mais sobre a importância em manter a qualidade do seu sono. Faremos isso mostrando quais são os principais efeitos da privação de sono no nosso organismo. Só para reforçar, a recomendação de uma noite ideal de sono para adultos varia entre 7 a 9 horas.


Funções do Sono

O sono exerce funções no corpo todo, e pode influenciar a consolidação da memória, capacidade intelectual, sinalização hormonal, sistema imunológico e até mesmo o humor. O sono também está relacionado aos processos de recuperação, sejam eles infecciosos ou provenientes da prática de exercícios físicos intensos. A literatura nos mostra diferentes evidências que sugerem que uma única noite de restrição de sono já é o suficiente para afetar negativamente a nossa homeostase fisiológica.

Sono e Inflamação

Como vimos anteriormente, a inflamação e o sistema imune estão intimamente ligados. No contexto do sono, quando dormimos, existe um processo regulatório mediado pelo Sistema Nervoso Central sob o sistema imune, que é capaz de influenciar a distribuição das células imunológicas e a produção citocinas inflamatórias. Quando o sono é perturbado, ocorrem mudanças nos sistemas que regulam a imunidade, levando a aumentos anormais das respostas inflamatórias, que exerce refletem no organismo como um todo.

Para ilustrar, veja o exemplo da citocina inflamatória IL-6: seu pico de secreção acontece durante a noite, porém, em casos de privação de sono, há uma secreção excessiva desta citocina durante o dia, desregulando a homeostase.

As alterações imunológicas que acontecem durante o sono partem de um ponto de vista evolutivo e são descritas como um efeito protetor, que no passado, eram importantes para preparar o organismo em relação a exposição a patógenos.

Considerações Finais

Quando pensamos em qualidade de vida, o sono deve estar aliado com a alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Considerando tudo o que foi dito acima, não podemos subestimá-lo. Do ponto de vista nutricional, para melhorar a qualidade do seu sono você pode: consumir alimentos ricos em triptofano (leite, iogurte, mel e chocolate com altas porcentagens de cacau) e também fazer o uso de chá de ervas como passiflora, mulungu, camomila e valeriana.


Saiba mais sobre a importância do sono para ter

uma vida saudável nesse e-book gratuito:


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page