Probióticos e impactos no sistema imune

Sabe-se que a microbiota intestinal desempenha funções essenciais em diversas áreas do organismo, inclusive na modulação da resposta imunológica, através do eixo sistema imune e intestino, assim mantendo a homeostase imunológica na saúde. Além disso, é necessário manter a microbiota balanceada e saudável para assim evitar doenças não só intestinais, mas também em órgãos mais distantes. Para auxiliar nisso, o uso de probióticos tem cada vez mais se tornado uma alternativa utilizada.



Os probióticos são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, fazem a modulação das bactérias benéficas da microbiota e podem gerar benefícios na saúde do hospedeiro. Esses microrganismos geram diversos benefícios para saúde, como maior biodisponibilidade de micronutrientes, estímulo na produção de vitaminas e equilíbrio intestinal.


Os probióticos também proporcionam diversos benefícios para o sistema imunológico, dentre eles reforço da barreira intestinal que leva a maior resistência imunológica; interação entre bactérias benéficas e células do sistema imune; tolerância imunológica através da prevenção de respostas imunes exageradas; entre outras.


Para obter esses benefícios, deve-se ter uma conduta nutricional que contribua para a modulação do eixo intestino – sistema imune, como por exemplo com o uso de probióticos que gerem respostas imunossupressoras; uso de probióticos que diminuam a inflamação; dieta com alimentos que modulem a microbiota intestinal; dieta com boa oferta de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma