Quer ter a cor do verão? Invista na suplementação com betacaroteno!


Quem não gosta do verão? Quiçá, é a estação mais desejada do ano, caracterizada pelo calor forte, dias mais longos e, claro, sol intenso! Isso nos traz uma questão: Será que há algum suplemento interessante na hora de tomarmos sol?


O betacaroteno é um carotenóide (pigmento vegetal responsável por dar cor aos alimentos), precursor de vitamina A e que confere a coloração amarela para os alimentos, principalmente para os alimentos de origem vegetal.


Além disso, dentro do grupo dos carotenos, o betacaroteno é o mais presente na alimentação da população, constituindo, aproximadamente, 30% do total de carotenos séricos em um indivíduo saudável.


Outro fato igualmente importante é de que o betacaroteno apresenta um poderoso efeito antioxidante, sendo essencial no combate às espécies reativas de oxigênio (Eros) e espécies reativas de nitrogênio (ERNS). Por ser hidrofóbico (não absorve água), a ação antioxidante ocorre nas lipoproteínas e/ou nas membranas celulares (ambientes lipofílicos).


Ademais, considera-se que o betacaroteno possui um efeito protetor da pele contra os raios UV, uma das causas do estresse foto-oxidativo, e por conta disso, muitos profissionais recomendam sua suplementação.


Não há, até o momento, uma dosagem diária recomendada para o betacaroteno, contudo, sabe-se que o único efeito conhecido pelo consumo excessivo (mais de 30mg/dia) é a hipercarotenodemia (aumento do depósito de carotenóides no organismo, dando uma tonalidade amarelo/bronzeada).


Como dito anteriormente, o betacaroteno é estocado em diversos órgãos, como, por exemplo, a pele (principalmente nas mãos e nas solas dos pés). Contudo, isso só ocorre após ingerir diariamente uma concentração de 30 mg durante 4 semanas, nesse estado, a concentração de betacaroteno fica aumentada no estrato córneo (camada mais externa da pele), sendo um dos pigmentos responsáveis pela coloração da pele.

Esse efeito foi explorado no estudo de PARRISH, J. et al. (1972), onde os pesquisadores administraram por 10 semanas, 180mg/dia de betacaroteno ou placebo para 30 voluntários do sexo masculino.


A pesquisa tinha como propósito verificar quais efeitos a pele humana apresentaria ao ser exposta ao sol e a uma suplementação de betacaroteno. Os achados demonstraram que o grupo que recebeu a substância ativa, apresentou um pequeno aumento na dose de eritema proporcionada pela radiação solar. Contudo, os autores ressaltam que os efeitos não foram suficientes para recomendar o betacaroteno como um fotoprotetor.

Mas será que eu devo suplementar?


A resposta mais correta para essa questão é, depende.


Se você, caro leitor, apresenta um consumo elevado e constante de alimentos fontes, caso do damasco, cenoura, abóbora, mamão, manga, entre outros, possivelmente você não precisará suplementar. Agora, caso você não tenha uma alimentação que inclua esses alimentos, seria interessante avaliar com um profissional habilitado se a suplementação poderia ser bem vinda.



Referências:


BAYERL, Ch. Beta-carotene in dermatology: does it help?. Acta Dermatoven APA , [S. l.], p. 160-166, 1 jan. 2008. Disponível em: https://www.acta- apa.org/journals/acta-dermatovenerol-apa/papers/10.15570/archive/acta-apa- 08-4/2.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

CLEMENS, W. et al. A Clinical Trial of the Effects of Oral Beta-Carotene on the Responses of Human Skin to Solar Radiation. Journal of Investigative Dermatology, [S. l.], p. 349-353, 1 out. 1972. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022202X15482284. Acesso em: 1 nov. 2021

COLOMBO, Natália. Ação dos compostos antioxidantes na redução do estresse oxidativo em modelo experimental de câncer de pulmão: estudo de pequi (Caryocar brasiliense camb). Dissertação (mestrado) Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, [S. l.], p. 1-156, 1 nov. 2013.

Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde- 27082014-092810/publico/NataliaBeatrizRigoldiColombo.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo