top of page

Rosmarinus officinalis e sua aplicabilidade a saúde

Atualizado: 23 de nov. de 2022


A Rosmarinus officinalis L, mais conhecida como alecrim, é uma planta medicinal nativa da região mediterrânea e cultivada em todo o mundo. Além da finalidade terapêutica, é comumente utilizada como condimento e conservante de alimentos. Hoje vamos entender um pouco mais sobre a sua extensa aplicabilidade na saúde.


Rosmarinus officinalis L


A Rosmarinus officinalis L é uma planta pertencente à família Lamiaceae, que é uma das maiores e mais distintas famílias de plantas com flores, incluindo cerca de 236 gêneros e 6900-7200 espécies. Essa família, é bem conhecida por seus óleos essenciais biologicamente ativos, comuns a muitos membros da família, como manjericão, lavanda, hortelã e alecrim. Para extração dos seus óleos essenciais, são utilizados porções mais ativas da planta como as folhas, raízes, caules ou flores.


Rosmarinus officinalis L e seus compostos bioativos

Diversos estudos relatam a presença de uma grande variedade de compostos bioativos presentes no alecrim. Dentre eles, os polifenóis: apigenina, diosmina, luteolina, genkwanina; os ácidos fenólicos: especialmente ácido rosmarínico, ácido clorogênico e ácido cafeico; e os terpenos, geralmente presentes em óleos essenciais: epirosmanol, carnosol, ácido carnósico, ácido ursólico e ácido oleanólico.


Principais efeitos farmacológicos


Através dos seus compostos bioativos, ela pode promover diversos efeitos farmacológicos. Os principais efeitos incluem: ação antioxidante e anti-inflamatória do ácido rosmarínico; controle da hipercolesterolemia e estresse oxidativo; alívio da fadiga física e mental; redução da pressão arterial; efeitos neuroprotetores do ácido carnósico e carnoso; antiviral e ações antimicrobianas.


Principais aplicabilidades na saúde


Como vimos anteriormente, o alecrim possui um gama enorme de compostos bioativos, logo, possui diferentes aplicabilidades na saúde. A primeira, é a proteção contra o estresse oxidativo, através da diminuição da produção das espécies reativas de oxigênio (EROS). Além disso, no fígado, pode aumentar a atividade das enzimas de fase I e II, proporcionando um efeito de desintoxicação e proteger o tecido hepático de danos no DNA.


Estudos também demonstram que a suplementação com um extrato de alecrim contendo 60% de ácido carnósico reduziu comportamentos semelhantes à depressão ao lado de disbiose da microbiota intestinal e reações inflamatórias no hipocampo. Ainda, o microbioma foi reequilibrado aumentando significativamente a abundância de Firmicutes e Lactobacillus spp., e diminuindo significativamente a abundância de Bacteroidetes e Proteobacteria.


Por fim, a Rosmarinus officinalis L pode também exercer efeitos terapêuticos na síndrome metabólica, uma vez que possui atividades anti-diabéticas, antiaterogênicas e diminuição de colesterol. Esses efeitos estão basicamente relacionados à modulação de enzimas, fatores de transcrição e a expressão de genes-chave envolvidos em várias vias metabólicas importantes.


Referências bibliográficas

OLIVEIRA, Jonatas Rafael de; CAMARGO, Samira Esteves Afonso; OLIVEIRA, Luciane Dias de. Rosmarinus officinalis L. (rosemary) as therapeutic and prophylactic agent. Journal Of Biomedical Science, [S.L.], v. 26, n. 1, p. 1-22, 9 jan. 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12929-019-0499-8.


ANDRADE, Joana M et al. Rosmarinus officinalis L.: an update review of its phytochemistry and biological activity. Future Science Oa, [S.L.], v. 4, n. 4, p. 283-290, 1 abr. 2018. Future Science Ltd. http://dx.doi.org/10.4155/fsoa-2017-0124.


PFERSCHY-WENZIG, Eva-Maria et al. Medicinal Plants and Their Impact on the Gut Microbiome in Mental Health: a systematic review. Nutrients, [S.L.], v. 14, n. 10, p. 2111, 18 maio 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu14102111.

1.388 visualizações2 comentários

2 Comments


Gutto Brunelli
Gutto Brunelli
Oct 10, 2023

Muito bom o texto mas deveriam falar sobre as contra-indicações desta planta.

Like
Ana Maria
Ana Maria
Dec 23, 2023
Replying to

basicamente ela não tem toxicidade, não tendo toxicidade ela não tem contra indicações, mas todas as pessoas precisam saber que cada indivíduo e cada organismo é diferente um do outro, portanto o seu organismo é que vai responder, pois estudos científicos de plantas medicinais só proibem mulheres grávidas e em fase de amamentação, e crianças menores de 8 anos dependendo de cada um.

Ana Maria dos Santos

estudante de Naturopata, terminando em 04/2024

E

Like
bottom of page