top of page

Siliciumax como sinônimo de saúde e beleza para a pele, cabelo e unhas

Atualizado: 7 de dez. de 2022


A nutrição pode sim auxiliar para que a sua paciente tenha cada vez mais tanto saúde como você sabe, e beleza para a pele, cabelo e unhas também. Essa afirmação justifica-se pois dentre as estratégias nutricionais que podem ser feitas, a suplementação do silício orgânico é sem sombra de dúvidas, uma das candidatas.

O embasamento se dá devido a que o suplemento de silício orgânico auxilia na integridade estrutural da pele, do cabelo e das unhas, além de proporcionar outras contribuições ao organismo. Dentre as quais, vou destacar para você as que dispõem de mais estudos com aplicabilidade ao paciente, como:

  • Rejuvenescimento cutâneo: pode conferir mais hidratação e elasticidade, porque atua na síntese de colágeno e de elastina, além de que estimula a síntese de fibroblastos e proteínas estruturais;

  • Revitalização de cabelos e fortalecimento das unhas: maior densidade e espessura devido a atuação do silício, além de que estimula a síntese de fibroblastos e proteínas estruturais;

  • Mobilidade e ossos mais fortes: o silício orgânico é um mineral que aumenta a densidade e atua na mineralização da matriz óssea;

  • Vasoproteção: fortalece e protege a estrutura das artérias, favorecendo a impermeabilidade a substâncias nocivas e estimulando o sistema circulatório.

De forma um pouco mais detalhada, as pesquisas indicam que na pele, o silício orgânico é um elemento muito presente na síntese de colágeno e elastina. Já nas unhas, é um elemento predominante podendo fazer parte da formação de complexos com aminoácidos e peptídeos. Ademais, nos cabelos pode atuar na síntese de colágeno na papila dérmica.

Outro ponto importante é o grande diferencial do siliciumax aos outros. A forma monometilsilanetriol (MMST) de silício orgânico, na qual é uma molécula monomérica de silício orgânico, anfifílica de alta permeabilidade nas membranas biológicas e, portanto, sendo altamente absorvida. Sua biodisponibilidade oral é superior a todas as demais formas de silício (cerca de 64%), e é convertido em ácido ortosilícico após a sua absorção.

Diferente de outras formas de silício, não contém partículas de nano-sílica, que geram preocupação com relação à segurança. O SiliciuMax Líquido (MMST) não é somente orgânico, mas também monomérico, enquanto outras formas de silício apresentam diferentes graus de polimerização, que poderia explicar os diferentes valores de absorção.

Portanto, os resultados de diversos estudos clínicos corroboram a hipótese de que a forma de estabilização do ácido ortosilícico realmente interfere em seus efeitos no corpo humano. SiliciuMax Líquido e o SiliciuMax Pó já demonstraram máxima biodisponibilidade e agora comprovam em uma publicação científica ótima eficácia clínica.

Referências bibliográficas ARAÚJO LA, et al. Use of silicon for skin and hair care: an approach of chemical forms available and efficacy. An Bras Dermatol. 2016 May-Jun;91(3):331-5. 4. EFSA (European Food Safety Authority).

EFSA Panel on Food Additives and Nutrient Sources added to Food - Safety of organic silicon (monomethylsilanetriol, MMST) as a novel food ingredient for use as a source of silicon in food supplements and bioavailability of orthosilicic acid from the source. EFSA Journal 2016; 14(4):4436. 5.

JUGDAOHSINGH R, et al. Dietary silicon intake and absorption. American Journal of Clinical Nutrition 2002;75:887-893. 6. JUGDAOHSINGH R, et al. The silicon supplement ‘Monomethylsilanetriol’ is safe and increases the body pool of silicon in healthy Premenopausal women. Nutrition & Metabolism 2013;10:37. 7.

JURKIC LM, et al. Biological and therapeutic effects of orthosilicic acid and some ortho-silicic acid-releasing compounds: New perspectives for therapy. Nutrition & Metabolism 2013, 10:2.


131 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page