top of page

A relação entre a microbiota e a saúde da mulher

Atualizado: 7 de dez. de 2022

A nossa microbiota está diretamente associada ao funcionamento adequado e à saúde de nosso organismo. Já é sabido a importância de uma microbiota saudável para diversas funções como a digestão de polissacarídeos, desenvolvimento do sistema imunológico, síntese de vitaminas, armazenamento de gorduras e também, desenvolvimento de comportamento.



Uma mudança na composição da microbiota, principalmente intestinal, pode levar a uma disbiose patológica e também a um maior número de doenças tanto no intestino, como no resto do corpo.


Entretanto, precisamos destacar também o papel da microbiota vaginal, e sua importância tanto na saúde quanto na fertilidade da mulher. Alterações da microbiota nesta região, mostram os estudos, podem levar a piora no desfecho da gravidez, doença inflamatória pélvica, endometrite e abortos.


Ainda, são necessários maiores estudos para compreendermos melhor as alterações na microbiota, para que possamos tratá-la e preveni-la de maneira adequada e eficiente, porém, já é sabido da importância de uma microbiota saudável para a saúde da mulher.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais para

saúde da mulher nesse e-book gratuito:



Referências

MARTIN, David H.. The Microbiota of the Vagina and Its Influence on Women’s Health and Disease. The American Journal Of The Medical Sciences, [S.L.], v. 343, n. 1, p. 2-9, jan. 2012. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1097/maj.0b013e31823ea228.

D’ARGENIO, Valeria; SALVATORE, Francesco. The role of the gut microbiome in the healthy adult status. Clinica Chimica Acta, [S.L.], v. 451, p. 97-102, dez. 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cca.2015.01.003.


292 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page