top of page

Como a Qualidade do Sono Interfere na Fertilidade

Atualizado: 21 de jul. de 2022

Claro que cada pessoa é uma pessoa diferente, cada caso é um caso. Mas no post de hoje aqui no Blog da Simple Pharma, quero trazer a discussão do porquê é importante que você adeque o seu sono, inclusive se o seu objetivo é que haja a sua melhora da fertilidade ou do seu paciente. Assim, venha comigo pois vou te contar de forma bem direta, como a qualidade do sono interfere na fertilidade.



Monitore não apenas a quantidade de horas, mas a qualidade do sono

6, 7, 8, ou mais de 9 horas de sono por noite. Essa é uma discussão muito vista não somente no meio científico, mas nas mídias mesmo e em programas televisivos. Contudo, saiba que além do número de horas, é fundamental que você perceba como anda a qualidade do sono. Para tal, análise se você desperta muitas vezes, se sente-se renovada ou muito sonolenta no dia seguinte, se costuma seguir o mesmo horário aproximado para dormir e despertar na maioria dos dias, se realiza uma boa higiene do sono na noite anterior, entre outros fatores. E saiba que estou dando essa ênfase nesses aspectos, porque a qualidade do sono impacta sim na fertilidade.


Sono e Fertilidade

De modo objetivo, entenda que a relação entre a qualidade do sono e a fertilidade, se dá principalmente devido ao hormônio regulador do sono, a melatonina. Esse é um hormônio antioxidante que é produzido no período noturno e enquanto dormimos, tanto no homem, como na mulher. Assim sendo, a falta da qualidade de sono pode reduzir a produção de melatonina, favorecendo ao desequilíbrio da produção de hormônios importantes para reprodução, como o Hormônio Luteinizante (LH) e o Hormônio Folículo-Estimulante (FSH).


Por consequência, algumas das implicações diretas em indivíduos com perturbação do sono, são a redução da receptividade uterina, da produção de hormônios sexuais e o aumento do estresse oxidativo no organismo. Ainda, não se esqueça dos prejuízos na saúde advindos da baixa qualidade do sono, como a inflamação crônica, o estresse e a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, que podem prejudicar a fertilidade e acarretar demais comorbidades além das mesmas.


Portanto, como recado final que te deixo na nossa conversa de hoje aqui no Blog, lembre-se que não somente o número de horas dormidas impacta na fertilidade, mas a qualidade dessas horas também interfere diretamente no metabolismo, podendo inclusive prejudicar a fertilidade. Lembre-se de aconselhar a sua paciente a realizar uma boa higiene do sono e a observar este fator, que muitas vezes é negligenciado, mas desempenha tamanha importância no nosso metabolismo. Até o próximo post.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais para

fertilidade nesse e-book gratuito:


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page