top of page

Como o Morosil® pode ajudar no emagrecimento?

Atualizado: 23 de dez. de 2022


O Morosil® é um extrato padronizado obtido do suco da laranja Moro, um tipo de laranja originária do sudeste da Sicília, na Itália. Graças ao seu mecanismo sinérgico relacionado a combinação dos compostos bioativos, antocianinas, flavonoides, ácido ascórbico e ácidos hidroxicinâmicos, a literatura sugere que ele pode contribuir para o controle de peso e atuar na diminuição do acúmulo de gordura. Diante disto, vamos entender como o Morosil® pode ajudar no emagrecimento.


A sinergia dos fitoquímicos


Como vimos, um dos seus principais benefícios é a sua combinação de compostos bioativos, isso porque estudos demonstram que a administração apenas do pigmento natural cianidina-3-glicosídeo (antocianina principal presente na laranja Moro), não produziu o mesmo efeito benéfico no acúmulo de gordura quando comparado com o Morosil®.


Evidências sugerem que a atuação sinérgica da combinação dos demais componentes pode reduzir o acúmulo de lipídios e modular a liberação de adipocitocinas, com concomitante redução da inflamação e estresse oxidativo nos adipócitos. Lembrando que seu efeito também pode ser potencializado quando associado a outros protocolos de emagrecimento.


Ação nos adipócitos na prática


A vista disso, em um estudo clínico realizado em 60 indivíduos, os autores demonstraram que suplementação com 400mg/dia de Morosil® pode diminuir o armazenamento de gordura e o ganho de peso. Além disso, foram obtidas diminuições significativas no peso, IMC (índice de massa corporal) e circunferência do quadril e cintura após 12 semanas em comparação com o grupo placebo.


Outro estudo clínico mais recente, conduzido tanto em inidviduos do sexo masculino quanto feminino, após 6 meses de suplementação, tanto a massa corporal, quanto índice de massa corporal, quadril e cintura, massa gorda e distribuição de gordura (gordura visceral e subcutânea), foram significativamente melhores no grupo suplementado com extrato em comparação com o placebo.


Em conclusão, as informações científicas e os resultados sugerem que o Morosil® contém compostos ativos que são capazes de controlar o ganho de peso e o acúmulo de gordura, principalmente pela sua importante atuação no metabolismo dos adipócitos.


Referências bibliográficas

CARDILE, Venera; GRAZIANO, Adriana Carol Eleonora; VENDITTI, Alessandro. Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis(L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Natural Product Research, [S.L.], v. 29, n. 23, p. 2256-2260, 15 jan. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/14786419.2014.1000897.


BRISKEY, David; MALFA, Giuseppe Antonio; RAO, Amanda. Effectiveness of “Moro” Blood Orange Citrus sinensis Osbeck (Rutaceae) Standardized Extract on Weight Loss in Overweight but Otherwise Healthy Men and Women—A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Study. Nutrients, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 427, 18 jan. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu14030427.


LIMA, Lucas Pinheiro de; BARBOSA, Antony de Paula. A review of the lipolytic effects and the reduction of abdominal fat from bioactive compounds and moro orange extracts. Heliyon, [S.L.], v. 7, n. 8, p. 695-697, ago. 2021. Elsevier BV.http://dx.doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07695.

69 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page