Creatina e recuperação muscular: veja a relação

Tenho certeza de que você já ouviu e ouviu muito sobre a suplementação de creatina e os seus efeitos na prática esportiva. Contudo, hoje vou te contar sobre outro efeito da suplementação de creatina que não é tão conhecido, mas pode ser muito útil para o seu paciente em nutrição esportiva. Agora, vou te explicar sobre os efeitos da suplementação de creatina na recuperação muscular.


Você já ouviu falar das células satélites?


As células satélites são células localizadas entre o sarcolema e a lâmina basal da fibra muscular. Estou te explicando sobre essas células, pois o crescimento muscular ocorre através da hipertrofia da miofibrila, sendo assim com o aumento no tamanho da miofibrila, as células musculares demonstram um aumento do número de mionúcleos. A fonte desses novos mionúcleos são as chamadas células satélites, nas quais a partir do estímulo do exercício físico, podem se proliferar e fornecer mionúcleos adicionais, levando a hipertrofia muscular.


Suplementação de creatina e recuperação muscular


Como sabe-se que as células satélites são células tronco da linhagem miogênica que se fundem com as fibras musculares afetadas pelo exercício, essas células podem auxiliar na recuperação muscular. E o que a suplementação de creatina tem de relação com isso?

A creatina pode levar ao incremento da proliferação das células satélites. Assim, pode por consequência acarretar no aumento da recuperação da integridade da fibra muscular. Além disso, impacta no beneficiamento da redução da fluidez da membrana e na diminuição da degradação da fibra muscular em decorrência do dano muscular. Outros mecanismos pelos quais a creatina pode ajudar nesta questão, são a modulação da resposta inflamatória, do estresse oxidativo e da homeostasia de cálcio.

Para encerrar o texto de hoje do nosso Blog, você pode ter dúvidas a respeito de se tais efeitos seriam perceptíveis laboratorialmente. Sobre o tema, saiba que quando analisa-se a concentração sérica de alguns marcadores importantes da recuperação muscular, como a Creatina Quinase (CK), o TNF-Alpha e a Proteína C-reativa, mostra-se uma redução do aumento da sua concentração em decorrência do exercício, quando o paciente realiza a suplementação de creatina cronicamente.


Referências bibliográficas


Bongiovanni, T., Genovesi, F., Nemmer, M. et al. Nutritional interventions for reducing the signs and symptoms of exercise-induced muscle damage and accelerate recovery in athletes: current knowledge, practical application and future perspectives. Eur J Appl Physiol 120, 1965–1996 (2020). https://doi.org/10.1007/s00421-020-04432-3

OLSEN, Steen et al. Creatine supplementation augments the increase in satellite cell and myonuclei number in human skeletal muscle induced by strength training. The Journal Of Physiology, [S.L.], v. 573, n. 2, p. 525-534, 31 maio 2006. Wiley. http://dx.doi.org/10.1113/jphysiol.2006.107359.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma