top of page

Descubra se o Morosil® realmente emagrece


O Morosil® é um ativo obtido a partir do suco das Laranjas Vermelhas Moro cultivadas no mediterrâneo, exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). Ela possui uma cor avermelhada, atribuída à presença de compostos pigmentados chamados antocianinas, um importante antioxidante, que geralmente não são encontrados em outras frutas cítricas, além de conter elevada concentração de vitamina C, flavonóides e ácidos hidroxicinâmicos.


Dentre essas propriedades, evidências demonstram que esse composto pode atuar na diminuição significativa do ganho de peso corporal em estudos iniciais e por isso, vamos entender como o mesmo pode atuar no emagrecimento.


Efeitos nos adipócitos


Um dos principais mecanismos pelo qual o Morosil® pode auxiliar no processo de emagrecimento é através da sua contribuição para uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos, os quais tratam-se de um tipo de célula especializada no armazenamento de lipídios.


Nos adipócitos, a antocianina presentes nesse composto inibe a expressão do receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama (PPARγ), o qual modula vários genes envolvidos no metabolismo de lipídios e contribui também para o controle da expressão da proteína transportadora de ácidos graxos, ambos envolvidos na captação de lipídeos pelos adipócitos.


Redução de Triglicerídeos e Colesterol total


Outro importante mecanismo sinérgico dos polifenóis existentes no Morosil® que auxilia no gerenciamento do peso, é a redução dos triglicerídeos e do colesterol total pela diminuição da HMG-CoA redutase, uma enzima fundamental na síntese do colesterol, levando a uma redução do colesterol tecidual e um consequente aumento na expressão dos receptores de LDL.


Além disso, através da adiponectina (hormônio), ocorre a redução dos níveis de triglicérides no músculo e fígado, reduzindo assim a resistência à insulina. Esse efeito é consequência do aumento de moléculas envolvidas principalmente na metabolização de ácidos graxos.


Por fim, o Morosil® pode neutralizar o efeito da dieta rica em gordura no tecido adiposo, levando a uma redução acentuada no tamanho das células adipócitos e no acúmulo de lipídios, o que contribui para a perda de peso.


Referências bibliográficas

CARDILE, Venera; GRAZIANO, Adriana Carol Eleonora; VENDITTI, Alessandro. Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis(L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Natural Product Research, [S.L.], v. 29, n. 23, p. 2256-2260, 15 jan. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/14786419.2014.1000897.


TITTA, L et al. Blood orange juice inhibits fat accumulation in mice. International Journal Of Obesity, [S.L.], v. 34, n. 3, p. 578-588, 22 dez. 2009. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/ijo.2009.266.

51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page