top of page

Disfunções Mitocondriais e Impacto Negativo na Fertilidade

Atualizado: 21 de jul. de 2022

Olá, em nome do nosso time da Simple Pharma, fico extremamente feliz em poder te ajudar nos seus estudos. Hoje, vou te apresentar os pontos principais que você deve saber acerca das disfunções mitocondriais e como as mesmas acarretam em um impacto negativo na fertilidade.



O oócito e a mitocôndria

Acredito que se você não sabia, vai ficar surpresa com o que vou te dizer agora: o oócito é o tecido que contém o maior número de mitocôndrias no corpo feminino. Desse modo, é de se esperar que hábitos de vida não saudáveis que prejudicam a função mitocondrial, como o tabagismo, o sedentarismo e a cronodisrupção, terão efeitos negativos diretamente na função mitocondrial.


Dentre tais efeitos, destaca-se a diminuição da biogênese mitocondrial, ou seja, do aumento do tamanho, número e volume de mitocôndrias na célula, e o estresse oxidativo. A partir da geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio em quantidade superior à capacidade de defesa natural do ser humano, as enzimas antioxidantes tornam-se incapazes de conter tal quadro nessa magnitude, podendo levar a não somente na morte mitocondrial, mas na morte celular. Assim sendo, com a saúde do oócito prejudicada, a fertilidade encontra-se afetada a ponto de que, prejudica diretamente a reprodução.


Também, saiba que uma das causas da redução de fertilidade feminina com o passar da idade, se dá principalmente pela redução expressiva no número de mitocôndrias nos oócitos. Não obstante, mulheres jovens podem ter problemas quanto a qualidade dos oócitos, devido ao estilo de vida não saudável, envolvendo tabagismo, baixa qualidade do sono, alcoolismo e uma baixa qualidade nutricional.


Espermatozóide e mitocôndria

No espermatozóide, as mitocôndrias exercem a função de produção de energia para facilitar sua locomoção. Logo, as mitocôndrias funcionam como um "motor" para o espermatozoide, sendo assim suposto que a disfunção mitocondrial pode impactar consideravelmente a motilidade do espermatozoide.

Por fim, alguns hormônios tireoidianos, sexuais e o cortisol, influenciam nos níveis hormonais da tireoide que prejudicam diretamente na função energética dos oócitos e

espermatozoide, portanto, alterações nesta glândula, podem trazer consequências sérias para a estrutura responsável para manter a integridade de tecidos e também a saúde dos espermatozóides, prejudicando a fertilidade masculina.


Até logo!


Muito obrigado pela sua companhia na leitura deste post, sobre disfunção mitocondrial e fertilidade. Em nome do nosso time da Simple Pharma, espero que este conteúdo tenha sido de grande valia aos seus estudos. Continue nos acompanhando e conte com os seus amigos da Simple Pharma para o que precisar.


Saiba mais sobre as estratégias nutricionais para

otimizar a biogênese mitocondrial nesse e-book gratuito:


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page