top of page

Entenda a relação entre progesterona e estrógeno no metabolismo feminino

Atualizado: 7 de dez. de 2022

O estrógeno e a progesterona são hormônios predominantes nas mulheres, sendo conhecidos como hormônios sexuais femininos secretados pelos ovários. São produzidos a partir de um mesmo precursor esteróide, através da secreção de hormônios peptídicos pelo hipotálamo e pela adeno-hipófise, além de que possuem diversas funções no metabolismo na mulher.




O estrogênio atua no desenvolvimento de características sexuais primárias nas mulheres, e também no desenvolvimento de mamas e no padrão de distribuição de gordura corporal nos quadris e na parte superior da coxa. A progesterona, é um hormônio que atua na preparação do útero para receber o embrião, ativando células que revestem sua parede e irrigando o endométrio.


Ambos hormônios, participam diretamente na preparação do corpo para uma possível fecundação do óvulo. Seus níveis variam de acordo com o momento do ciclo menstrual da mulher. Enquanto os níveis de estrógeno aumentam na fase folicular e alcançam um pico no momento anterior à ovulação, a progesterona tem seus níveis aumentados durante a fase lútea do ciclo menstrual.


São, portanto, hormônios essenciais responsáveis pelo amadurecimento do corpo feminino e também para processo de fertilização.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais

para saúde da mulher nesse e-book gratuito:




Referências

SILVERTHORN, Dee. Fisiologia Humana. 7. ed. Artmed, 2017.


7.585 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page