top of page

Ginseng

Atualizado: 6 de dez. de 2022

Seja bem-vindo ao Blog da Simple Pharma. No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o Ginseng.



O Ginseng é talvez a erva medicinal mais estudada em âmbito esportivo, no qual dispõem de várias espécies pertencentes à família Araliaceae, como o ginseng asiático, ginseng coreano, ginseng chinês (Panax ginseng), ginseng americano, ginseng canadense (Panax quinquefolius) e o ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus).


Aplicabilidade

Sua aplicabilidade mais destacada se dá através do aumento da performance esportiva de praticantes do endurance, por meio da maior capacidade aeróbica, da função cardiorrespiratória, da força muscular, e da diminuição da produção de lactato. Esse papel ocorre devido a seus compostos vitamínicos (A, B C e E), minerais, fibras, proteínas, saponinas e ginsenosides.

Na prática, esse conjunto de compostos pode auxiliar na ação anti-inflamatória, antioxidante, anabólica, e estimuladora do SNC e do sistema imune, como no caso do Panax ginseng e da Eurycoma longifolia. Além disso, existem evidências que apontam o potencial do Ginseng na virilidade, na estabilização da pressão sanguínea e no tratamento de desordens gástricas.


Efeitos na prática

Foi demonstrado que o Panax têm efeitos ergogênicos, nos quais podem ser perceptíveis já em pequena quantidade, como ≤ 200 mg / dia de Panax ginseng (pó de raiz ou extrato de raiz com conteúdo padronizado de Ginsenosídeo), que permite maior incremento do desempenho cognitivo e desempenho anaeróbico, tanto em indivíduos jovens, como mais velhos não treinados.

Além disso, o Ginseng tem propriedades antioxidantes que inibem o radical hidroxila e a peroxidação lipídica, facilitando a atividade mitocondrial durante o exercício. Ainda é considerado um agente adaptogênico devido aos Ginsenosídeos, Eleutherosides e Ciwujianosides, nos quais também são responsáveis pelo efeito ergogênico do ginseng. Por fim, seu uso crônico melhorou a função cardiorrespiratória, a concentração e acarretou em menores concentrações de lactato no sangue, melhorando o desempenho físico.



Considerações finais

Portanto, o ginseng é um fitoterápico que pode ser prescrito ao praticante do exercício físico, no qual seus efeitos vão além de seu potencial ergogênico, pode pois atuar na melhora da saúde do atleta, sendo assim um ativo muito promissor ao paciente.

Muito obrigado por ter acompanhado o texto de hoje. Esperamos que tenha te ajudado. Nós do time da Simple Pharma, agradecemos imensamente a sua visita! Obrigado por confiar parte do seu estudo a nossa equipe, e conte conosco para quaisquer dúvidas acerca de outros fitoterápicos e demais produtos. Combinado?

Até Logo!


Saiba mais sobre ativos para potencializar as adaptações

do exercício físico nesse e-book gratuito:


281 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page