top of page

Glutationa peroxidase e Dimpless: qual a relação?


O Dimpless é um concentrado extraído do melão de Cantaloupe (Cucumis melo L. clipper). Dentre as suas funcionalidades, possui potente ação antioxidante em função de sua ação no estímulo do fator nuclear-E2 (Nrf2), que é um fator de transcrição conhecido principalmente por promover a indução da síntese de enzimas antioxidantes no organismo, como a glutationa redutase e glutationa peroxidase. Diante disto, vamos entender especificamente a qual relação do Dimpless com a glutationa peroxidase.


Um pouco sobre o fator nuclear Nrf2


O fator nuclear Nrf2 é a principal via ativada na produção de EROs (espécies reativas de oxigênio), sendo que a sua ativação induz a expressão de diversos genes, regulando processos desde homeostase redox até desintoxicação. Ela é a proteína responsável por modular a transcrição de enzimas, como a superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase. Por sua vez, a ativação dessas enzimas favorecem o equilíbrio entre a síntese de enzimas antioxidantes e a produção de EROs, impedindo o chamado estresse oxidativo e a inflamação.


Quem é a glutationa peroxidase?


A Glutationa peroxidase é o nome geral para uma família de múltiplas enzimas antioxidantes intracelulares que reduzem enzimaticamente o peróxido de hidrogênio em água para limitar seus efeitos nocivos. Embora nem todas as glutationa peroxidases sejam selenoproteínas, grande parte são, ou seja, proteínas envolvidas no próprio metabolismo do selênio, contendo o aminoácido selenocisteína em seu sítio ativo.


Como uma enzima antioxidante, elas modulam o equilíbrio entre os níveis necessários e prejudiciais de espécies reativas de oxigênio, além de promover a ativação de vias pró-inflamatórias que são mediadas por fatores de transcrição, como o fator nuclear kappa B (NFκB).


Mas qual a relação entre glutationa peroxidase e Dimpless?


Como vimos, a ação antioxidante é fundamental para manutenção da saúde, uma vez que, as espécies reativas de oxigênio (EROs) podem ser produzidas durante diferentes processos patológicos em concentrações aumentadas, além de promover a oxidação de DNA e proteínas devido à sua alta reatividade química.


No entanto, existem mecanismos de defesa antioxidantes, que previnem os danos nos tecidos e outras complicações relacionadas às EROs. O Dimpless por sua vez, possui em sua composição a glutationa peroxidase, que como vimos, é uma importante enzima que atua nesses mecanismos de defesas, auxiliando na ação antioxidante em diversas etapas.


Referências bibliográficas

CARILLON, Julie et al. Dietary Supplementation with a Superoxide Dismutase-Melon Concentrate Reduces Stress, Physical and Mental Fatigue in Healthy People: a randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Nutrients, [S.L.], v. 6, n. 6, p. 2348-2359, 19 jun. 2014. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/nu6062348.


LUBOS, Edith; LOSCALZO, Joseph; HANDY, Diane E.. Glutathione Peroxidase-1 in Health and Disease: from molecular mechanisms to therapeutic opportunities. Antioxidants & Redox Signaling, [S.L.], v. 15, n. 7, p. 1957-1997, out. 2011. Mary Ann Liebert Inc. http://dx.doi.org/10.1089/ars.2010.3586.


FLOHÉ, Leopold; TOPPO, Stefano; ORIAN, Laura. The glutathione peroxidase family: discoveries and mechanism. Free Radical Biology And Medicine, [S.L.], v. 187, p. 113-122, jul. 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.freeradbiomed.2022.05.003.

275 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page