top of page

Qual a diferença entre o Cureit™ e a curcumina padrão?

Atualizado: 23 de nov. de 2022


A curcumina é o composto bioativo presente no rizoma da Curcuma longa Linn, amplamente conhecido como açafrão-da-terra, possui inúmeros benefícios para a saúde. Em razão disso, diversas formulações vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano com a finalidade de melhor aplicar esses benefícios na prática clínica. Nesse sentido, descubra qual a diferença entre o Cureit™ e a curcumina padrão.


Curcumina Padrão


A curcucumina padrão, é uma mistura de três curcuminoides: curcumina (72 a 78%), demetoxicurcumina, (DMC, 12 a 18%) e bisdemetoxicurcumina, (BDMC, 3 a 8%). Ela possui uma meia vida baixa no organismo e baixa biodisponibilidade oral devido à sua solubilidade limitada em água e rápido metabolismo e excreção. Por isso, algumas estratégias vêm sendo empregadas como nanopartículas, micelas, lipossomas, etc. Entretanto, as formulações obtidas não possuem uma matriz de origem 100% natural.


Cureit™


Já o Cureit™, é produzido utilizando a tecnologia Polar-Nonpolar-Sandwich (PNS), em que a curcumina é inserida na matriz de curcuma natural. Através dessa tecnologia são combinados três componentes, a cúrcuma em pó, fibra dietética (~ 5%) e proteína da cúrcuma (~ 2%). A presença dessas moléculas bioativas no Cureit™, além do curcuminoide, desempenham um papel importante na sua biodisponibilidade.


Cureit™ e a absorção intestinal


A curcumina é uma molécula hidrofóbica, ou seja, não é capaz de se dissolver facilmente no trato intestinal e atravessar facilmente a membrana celular devido à sua estrutura maior, e baixa solubilidade gastrointestinal. O produto Cureit™ foi projetado para reter o curcumina como uma única molécula livre, dentro de uma matriz de açafrão, isso permite que a curcumina chegue às paredes intestinais e atravesse a membrana celular por difusão simples através de solubilidade e absorção aprimoradas.


Principais diferenças


Estudos demonstram que o tempo e a taxa de absorção do Cureit™ são mais eficientes comparados às curcuminas encapsuladas com óleos ou fosfolipídeos no mercado, possuindo até 10 vezes mais curcumina biodisponível do que o curcumina pura.


Além disso, possui uma tecnologia simples como maiores efeitos benéficos e sem efeitos colaterais. O Cureit™ também mantém as vantagens dos sistemas modificados tradicionais, como estabilidade física aprimorada, proteção das moléculas do medicamento contra degradação no corpo, liberação controlada do medicamento, biocompatibilidade e laboratório para escalabilidade industrial.


Em suma, o Cureit™ é seguro, sendo contraindicado apenas para gestantes. Dessa forma, pode ser recomendado para tratamento ou prevenção de doenças inflamatórias, artrite reumatóide e síndrome metabólica em doses entre 25 a 500 mg ao dia.


Referências bibliográficas

AMALRAJ, Augustine et al. Preparation of a novel bioavailable curcuminoid formulation (Cureit™) using Polar-Nonpolar-Sandwich (PNS) technology and its characterization and applications. Materials Science And Engineering: C, [S.L.], v. 75, p. 359-367, jun. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.msec.2017.02.068.


JÄGER, Ralf et al. Comparative absorption of curcumin formulations. Nutrition Journal, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 11-13, 24 jan. 2014. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/1475-2891-13-11.

5.224 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page