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Quando consumir as enzimas digestivas?


As enzimas digestivas são proteínas responsáveis principalmente pela digestão química do alimento. Logo, realizam a quebra dos macronutrientes presentes no alimento, a proteína, o carboidrato e a gordura, em moléculas menores para então serem absorvidas com mais facilidade, como em aminoácidos, monossacarídeos e ácidos graxos, respectivamente.


Desse modo, como as enzimas terão o seu benefícios mais diretos no processo digestório, a sua suplementação é mais bem aproveitada se feita em horário próximo da refeição. Mais precisamente, pode ser interessante que as enzimas pancreáticas sejam suplementadas nas refeições principais e/ou nas refeições que o paciente relata mais sintomas, 15-30 minutos antes da refeição. Assim, as enzimas suplementadas poderão atuar na hidrólise dos nutrientes da refeição, de modo a que haja a melhora da digestão, da saúde intestinal, da inflamação, da distensão abdominal, da eructação, do refluxo, entre outras condições.


No que se refere as enzimas de ação gástrica, como é o caso da Betaína HCL, recomenda-se o seu consumo imediatamente antes ou junto da (s) refeição (ões), pois o bolo alimentar chega ao estômago em poucos minutos, e conforme alguns fatores como o volume, a densidade e a consistência da refeição, pode ficar de 30 minutos até 4 horas no estômago, antes de prosseguir ao duodeno.


No que se refere aos finais de semana e/ou "refeições livre", é muito importante que o paciente também consuma as enzimas neste momento, talvez até em uma dosagem um pouco maior, porque essas refeições tendem a acarretar mais sintomas no paciente devido a típica maior quantidade de gorduras e carboidratos simples.


Referências bibliográficas

Boland M. Human digestion--a processing perspective. J Sci Food Agric. 2016 May;96(7):2275-83. doi: 10.1002/jsfa.7601.

Martínez Cuesta S, Rahman SA, Furnham N, Thornton JM. The Classification and Evolution of Enzyme Function. Biophys J. 2015;109(6):1082-1086. doi:10.1016/j.bpj.2015.04.020


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